Por meio da Operação "Força Verde - Combate ao Desmatamento" realizada pelo 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) de Bento Gonçalves nos municípios de Serafina Correa, Guaporé e Bento os policiais militares identificaram uma supressão irregular de vegetação no Rio das Antas nesta terça-feira, 28.
De acordo com as informações, os agentes encontraram em uma propriedade uma supressão irregular de vegetação, em uma área de, aproximadamente, 302m² da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio das Antas, em Bento Gonçalves. Diante do flagrante do crime ambiental, fora efetuado o Boletim de Ocorrência Policial (BOP) para autor do dano.
O que diz a Lei 9.605/98:
"Art. 38 - Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção. Pena de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente".
Operação "Força Verde - Combate ao Desmatamento"
A operação visa combater a supressão de vegetação que não respeita os limites/autorizações oferecidos em Lei através de vistorias em propriedades, com indícios de desmatamento ilegal, bem como em locais de beneficiamento de madeira, objetivando, assim, coibir o comércio dessa vegetação, retirada de forma ilegal.