O chapéu (vocábulo que deriva do francês antigo “chapel”, atual “chapeau”) é um item do vestuário com inúmeros variantes, que tem a função principal de proteger ou enfeitar a cabeça, servindo ainda para indicar hierarquia, função, condição social (nos tempos antigos), ou até mesmo o local de origem.O chapéu surgiu para a proteção da cabeça, ainda nos povos primitivos da pré-história, das intempéries climáticas (sol escaldante, frio, chuva), como prerrogativa masculina – sendo o homem o responsável pela defesa da tribo/clã e depois estendido para a caracterização dos níveis sociais. O reis usavam coroas, os sacerdotes a mitra e os guerreiros o elmo. O primeiro chapéu mais semelhante com o formato “clássico”, é o Pétaso grego, cuja origem remonta ao século IV a.C. , junto ao píleo. Tratava-se de um chapéu dotado de copa baixa e abas largas que os gregos faziam uso em suas viagens como uma forma de proteção.
Na Antiga Roma, os escravos eram proibidos de usar chapéus. Quando eram libertados, passavam a adotar uma espécie de chapéu semelhante ao barrete (boné em forma de cone, com a ponta caída para um lado), em sinal de liberdade. Este tipo foi revivido durante a Revolução Francesa, chamado de “bonnet rouge” e se tornou um símbolo do Partido Republicano durante a República. A literatura ainda conta que foram os romanos o primeiro povo a criar o tão famoso capacete.
Se na Antiguidade os chapéus representavam tanto liberdade – no caso dos escravos romanos – como servia de fator para distinção de classes na sociedade, hoje em dia este adorno recebe uma releitura e vira símbolo de estilo e personalidade.Ícone da moda, que passa de geração para geração, representa liberdade de expressão – um verdadeiro selo autêntico de estilo – ganhando lugar de destaque nas passarelas nacionais e internacionais das grandes grifes e também virou peça fundamental no estilo.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!
O chapéu tem o poder deixar seus looks de inverno ainda mais elegantes, e ele pode não ser tão funcional como na estação do sol, mas tem seus méritos quando o assunto é produções para o frio - e o maior dele é que eles levantam QUALQUER look.
Inspirações selecionadas vão provar que você pode arrasar de chapéu até no inverno
Chapéu masculino sempre foi sinônimo de muita elegância
Ganhou popularidade na primeira metade do século XX, deixando de exercer função meramente funcional, mas também a visual. Você sabia que no começo do século XX o chapéu masculino era basicamente obrigatório para todos os homens? Usar esse acessório era considerado sinônimo de status e estilo. Por isso, era quase impossível ver um homem sem um destes.Encontrados, atualmente, em diversas cores, materiais e estilos, acompanham também as mais diversas ocasiões.
Existem diversos tipos de chapéu e que podem ser combinados com os mais diversos estilos visuais, indo desde as roupas de caimento mais clássico e social até mesmo as combinações mais ousadas e que ganham um toque ainda mais moderno com a escolha do chapéu adequado.
Encontre os mais estilosos Chapéus Masculinos em la casa1973
Mín. 15° Máx. 18°