O decreto de pandemia e todo o caos instaurado nos últimos anos pode ter acabado, mas o receio de que a situação retorne com a chegada do inverno e suas outras doenças respiratórias ainda existe. Nesta semana, Bento Gonçalves registou a lotação de mais de 100% de suas UTI's disponíveis, mas a administração do Hospital Tacchini garante que não há motivos para preocupação.
Atualmente, em Bento Gonçalves, existem 30 leitos regulares de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 17 privados e 13 públicos (SUS) funcionando e nesta sexta-feira, 24, todos estão ocupados de acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Governo do Rio Grande do Sul. Contudo, apenas 18.8% (equivalente a seis pacientes) estão confirmados com Covid-19, 3,1% (um paciente) com suspeita do vírus e 78,1% (25 pacientes) com outras doenças. A cidade também conta com 30 respiradores e 20 estão em uso, o que ainda pode ser considerado um dado estável.
De acordo com a assessoria do Hospital Tacchini, a situação está controlada. "Temos 30 unidades de UTI ocupadas, mas caso for necessário temos equipamentos na espera, contudo o panorama ainda não é urgente. Chegamos nessa lotação, pois estamos usando alguns leitos do Pronto Socorro para casos mais rápidos, porém, se existir pacientes internados por mais de 10 dias nas UTI's, abrimos novas alas," destacou. "Analisamos os dados diariamente, mas até agora, está tudo sob controle e estamos conseguindo atender a necessidade da comunidade," finalizou.
Covid-19 e vacinação no município
Segundo os dados do Governo do estado desta quinta-feira, 23, Bento Gonçalves está com 72 novos casos de Covid-19 confirmados e dois óbitos. Desde o início da contagem em 2020, a cidade registrou 37.251 infectados e 464 mortes pelo vírus. No momento, Bento conta com 101.449 pessoas vacinadas com a primeira dose, 97.442 com a segunda, mais de 55 mil com a primeira dose de reforço e 4.919 com o segundo reforço.
Mín. 16° Máx. 26°