14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Síndrome do Pensamento Acelerado afeta muitos brasileiros; saiba como evitá-la.

Prejudicial para a saúde mental e física, hiper-construção de pensamentos estressa e desgasta o cérebro; veja quais são os principais sintomas dela.

15/12/2018 às 21h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Você já se pegou pensando que as 24 horas do dia não são suficientes para atender todas as demandas da sua rotina? Pois bem, você pode estar com a Síndrome do Pensamento Acelerado.Descoberta pelo médico e escritor Augusto Cury, a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é uma hiper-construção de pensamentos que estressa e desgasta o cérebro, ou seja, uma dificuldade de gerenciamento das informações.Apesar de não ser considerada uma doença, a síndrome é associada a um quadro de transtorno de  ansiedade e, de acordo com o instituto que leva o nome do pesquisador, atinge cerca de 80% da população brasileira.

A SPA é extremamente prejudicial para a mente e para o corpo, pois dificulta o desenvolvimento de capacidades que são essenciais para o ser humano e ocasiona perda de energia que podem dificultar ainda mais ou até impedir a criatividade, reflexão e causar falta de memória.

Uma das principais causas desse distúrbio é o excesso de informação a que somos submetidos ao longo do dia. O que acaba desencadeando um esgotamento mental e, para dar conta de absorver todos os novos impulsos, o cérebro decide por 'roubar' a energia de outros músculos  Tal situação pode nos influenciar até nos objetivos pessoais.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!

Sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado

Alguns dos sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado são parecidos com os do Déficit de atenção

Apesar dos sintomas serem parecidos com o TDAH, é necessário ficar atento a certas ocorrências:

Dificuldade de atenção e concentração

- Dificuldade para relaxar e desacelerar os pensamentos; 

- Falta de memória; 

- Mudança de humor repentina;  

- Irritabilidade; 

- Cansaço mental que acaba se transformando em físico; 

- Sofrimento por antecipação;  

- Má qualidade do sono;  

- Inquietação; 

- Intolerância ao ser contrariado. 

Devido a estes sintomas, os efeitos da síndrome podem ser sentidos no corpo inteiro. “Há sintomas físicos também como dor de cabeça, dores musculares, dor estomacal, gastrite, e muitas vezes até a queda de cabelo.

Tratamento

No caso desse transtorno, o paciente deve passar por acompanhamento com psicólogo e psiquiatra. O psicólogo ajuda no entendimento dos pensamentos, dos sentimentos e dos comportamentos, possibilitando, assim, reflexões que resultarão em um controle emocional e uma mente mais organizada.

O psiquiatra, por sua vez, poderá prescrever medicações, como, por exemplo, os ansiolíticos, usados para diminuir a ansiedade e a tensão, e os antidepressivos, reequilibrando o humor do paciente.

Vale lembrar que, como qualquer tipo de ansiedade, a síndrome pode desencadear em quadro de depressão. “Alguns estudos mostram que 24% dos diagnósticos de ansiedade podem ter passado para depressão, por isso é de extrema importância a procura por um profissional especializado para a avaliação em casos de dúvida quanto aos sintomas. Quanto antes o paciente for tratado, mais rápido terá sua saúde mental restabelecida.

Três dicas para evitar a SPA

Nos dias atuais, a rotina é corrida e o tempo é escasso, mas é preciso tirar um tempo para si mesmo. Fugir da realidade às vezes é bom, pois evita o excesso de informações, o estresse e o cansaço mental, uma das principais causas da Síndrome do Pensamento Acelerado. Pensando nisso, veja três dicas para fugir da correria diária e se acalmar.

Resultado de imagem para PESSOA FELIZ

Evite o excesso 

Às vezes, acumular tarefas não é bom profissionalmente, pois pode prejudicar a saúde mental. Por isso, procure sempre fazer pausas diante de sua jornada de trabalho e, principalmente, evite a tecnologia. Não se cobrar demais e nem fazer cobranças excessivas nas pessoas que te rodeiam também podem contribuir positivamente.

Imagem relacionada

Faça exercícios físicos 

Manter o corpo em movimento faz o cérebro relaxar e evita o excesso de pensamentos. Pilates e ioga são exemplos de atividades indicadas para manter o equilíbrio mental e corporal.

Resultado de imagem para exercicio fisico PILATES

Mantenha a calma 

Talvez essa seja a dica mais importante: fique calmo. O contato com a natureza é sempre relaxante, pois coloca o paciente em contato com os seus sentidos. Escutar música também é ótima pedida, pois acalma. Leia livros de temas que interessam, uma vez que a leitura te coloca em um mundo paralelo e ajuda a distrair.

Resultado de imagem para CONTATO COM A NATUREZA

A melhor dica para evitar a  Síndrome do Pensamento Acelerado  é, basicamente, relaxar. Em outras palavras, viver a sua vida e saber de suas responsabilidades. Se algo estiver incomodando você, dê um tempo e esfrie a cabeça. Dessa forma, você diminuirá a ansiedade e, assim, conseguirá viver melhor e com mais qualidade de vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários