14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Como reconhecer os sinais de câncer de pele

Saiba como se prevenir e entenda a importância de um diagnóstico precoce.

15/12/2018 às 21h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Nas últimas décadas, o número de casos vem aumentando.Quase todos resultam da exposição excessiva à luz ultravioleta, embora outros possam ser causados pelo homem, com bronzeamento artificial, por exemplo.Contudo, o risco de desenvolver melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele, dobra em pessoas que costumam tomar banhos de sol frequentes.As pessoas subestimam o dano que as queimaduras solares podem trazer à pele. Elas pensam que a vermelhidão é apenas uma parte inofensiva do processo de bronzeamento da pele, quando, na verdade, se trata de um sinal de dano irreparável.O melanoma é o tipo de câncer que apresenta maior número de mutações genéticas no DNA do tumor. Essas mutações podem confundir o sistema imunológico do paciente e dificultar a ação de terapias tradicionais. Por isso, a imunoterapia é um dos pilares no tratamento da doença.O melanoma é um tipo de câncer de pele com origem nas células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele.O maior problema é o risco de metástase, quando o câncer se espalha para outras partes do corpo. No caso de diagnóstico precoce, os resultados de tratamento podem ser positivos.O problema pode ocorrer a partir de pele normal ou de uma lesão pigmentada.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!

O sintoma mais característico é o aparecimento de uma pinta escura  de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação – no caso de uma já existente, pode ser notado aumento no tamanho, alteração na cor e na forma.Pessoas de pele mais clara são as que correm mais risco, junto com aquelas que se expõe muito ao sol, tem histórico de câncer ou familiar com melanoma e intolerantes ao sol.Alguns pontos de atenção que podem indicar propensão à doença, como pessoas que têm grande quantidade de pintas escuras espalhadas pelo corpo; incidência de melanoma em algum parente muito jovem (menos de 35 anos) e mais de dois casos na família (em qualquer idade). Nesses casos, há um teste genético capaz de identificar se há predisposição genética ao melanoma. O teste coleta uma amostra de saliva ou sangue para detectar a presença de genes ligados à doença.

Prevenção

A melhor forma de se prevenir o câncer de pele é evitando a exposição ao sol entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais intensos. É aconselhado pela  Clínica Popular  Bento Gonçalves  o uso de chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator mínimo de proteção 15.A cirurgia é o tratamento mais indicado contra o melanoma. O paciente também pode precisar passar por radio e quimioterapia. Quando ocorre metástase, porém, o câncer é incurável na maioria dos casos. O trabalho passa a ser paliativo, com objetivo de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Sintoma mais comum de cânceres de pele, como o melanoma, é o surgimento de uma pinta escura e de formato irregular

Clínica Popular  Bento Gonçalves

Saldanha Marinho - 435 Galeria Solar

Ligue (54)3075-0796 ou (54) 99691-416


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários