Ninguém sabe ao certo, mas tudo indica que ela surgiu na América há mais de mil anos. Os primeiros europeus que chegaram ao continente descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo! Sementes de milho usadas para fazer pipoca foram encontradas por arqueólogos não só no Peru, como também no atual Estado de Utah, nos Estados Unidos, o que sugere que ela fazia parte da alimentação de vários povos americanos.Sabe-se, porém, que inicialmente os índios preparavam a pipoca com a espiga inteira sobre o fogo. Depois, eles passaram a colocar só os grãos sobre as brasas – até inventarem um método mais sofisticado: cozinhar o milho numa panela de barro com areia quente. O princípio é sempre o mesmo: fazer o grão de milho explodir.O interior do grão está cheio de água, que, sob calor intenso, se expande até fazê-lo explodir. Popular no mundo inteiro, a pipoca contém alta quantidade de proteína, além de sais minerais importantes para a nutrição, como ferro e cálcio.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!
Assistir a um filme em casa ou a sua série favorita combina com um balde de pipoca.
Íntegra da receita de pipoca doce no micro-ondas:
2 colheres de água
½ xícara de milho para pipoca
2 colheres de açúcar
corante
Para começar a fazer a receita de pipoca doce, coloque as duas colheres de água em um recipiente. Junte o milho e as duas colheres bem generosas de açúcar e misture. Coloque também o corante de sua preferência e mexa novamente. Feche o recipiente com plástico filme e faça alguns furos. Leve ao micro-ondas por cinco minutos na potência máxima.
Outras versões de pipoca
A pipoca pode ganhar diferentes versões, pode ser feita com achocolatado, por exemplo.
Se preferir o tradicional fogão, a receita de pipoca doce também é simples e você nem precisa de uma pipoqueira. Uma panela tradicional já é o suficiente.
Petisco saudável
E essa guloseima também é um ótimo petisco para a saúde. A pipoca geralmente não é um alimento gordo, o problema são os complementos. Se quiser uma versão mais light, troque, por exemplo, o açucar refinado pelo mascavo ou outro de sua preferência. Além disso, essa receita no micro-ondas é interessante porque não leva óleo ou manteiga.
Ela vira uma opção de lanche, pois o amido presente no milho é resistente e isso ajuda a manter o corpo saciado por mais tempo. Além disso, é um alimento com fibras, mais um fator que ajuda acabar com a sensação de fome. Também contém ácido fólico que tem diversos benefícios, como ajudar para a boa formação do bebê durante a gestação.
Mais receitas com pipoca
Bolo de pipoca
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de pipoca;
1 xícara (chá) de açúcar;
1 xícara (chá) de água;
1 xícara (chá) de glucose de milho;
Baunilha a gosto
1 colher (chá) de vinagre;
Manteiga para untar a forma
MODO DE PREPARO
Estoure a pipoca e reserve. Numa panela, faça uma calda com o açúcar, a água, a glucose de milho, a baunilha e o vinagre. Também é possível acrescentar gotas de corante para um bolo colorido. Quando a calda estiver borbulhando grosso, despeje na pipoca, misturando tudo com uma boa porção de manteiga para facilitar. Coloque na forma de sua preferência untada com manteiga, apertando bem para unir as pipocas. Desenforme ainda morno e decore como desejar.