Bairros Descaso
Moradores do bairro Verona denunciam descaso da prefeitura em manutenção de rua
Residentes da Rua Cristiano Ziegler Filho entraram em contato com o NB Notícias para denunciar a obra realizada pelo poder público que piorou ainda mais a situação de subida dos veículos no local.
20/06/2022 15h42 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira
Material colocado pela prefeitura de Bento há 20 dias já está esfarelando.

Já faz alguns meses que os moradores do Bairro Verona, em Bento Gonçalves, pedem ajuda para resolver o problema na Rua Cristiano Ziegler Filho. Por ser uma rua muito íngreme, os veículos sofrem com as subidas e a situação complicou ainda mais depois do “remendo” de asfalto providenciado pela Prefeitura de Bento Gonçalves que, em menos de 20 dias, já está totalmente danificado. 

De acordo com o relato dos moradores do local, vários acidentes de trânsito já foram registrados, como carros que colidem com o poste de luz, veículos tombando, motociclistas caindo, sem contar alguns casos em que veículos quase invadem as residências próximas da rua. Tudo isso devido à quantidade de pedregulhos soltos no asfalto, fazendo com que as rodas dos veículos percam a aderência com o solo e não deem conta da subida no trecho. 

Depois de entrarem em contato inúmeras vezes com vereadores da cidade, os moradores acionaram o NB Notícias para tentarem chamar a atenção da Prefeitura. Segundo a moradora Sofia Melo, se tornou complicado residir na rua. “É uma condição muito precária, já presenciei situações em que o carro perdeu o controle da direção e colidiu com o poste em frente à minha casa. Já pensou acordar com esse susto?” relata. 

De acordo com a assessoria da Prefeitura, o serviço não está concluído. 

A mesma ainda conta que ligou para os vereadores da cidade e um dos únicos que explicou o que havia ocorrido foi o parlamentar David Da Rold (do PP) que disse que esse tipo de conserto feito pela Prefeitura é padrão nos casos de ruas com derrapagem. “Achei um absurdo essa justificativa dada o tanto de impostos que pagamos, porque vemos que dinheiro não falta já que outras ruas e bairros estão sendo beneficiados enquanto aqui, somos deixados de lado. Isso nos preocupa bastante, pois nós evitamos subir nessa rua, mas e as pessoas que não conhecem o local? Parece que o Governo Municipal está esperando acontecer uma tragédia para tomarem alguma providência,” desabafou Sofia. 

Continua após a publicidade

Outros moradores também contaram que alguns meses atrás uma van escolar, com crianças a bordo, ficou presa na calçada por não conseguir vencer a subida quase causando um acidente grave, além do risco de um veículo atropelar alguém que esteja na área de passeio. 

Loading...

Um residente do bairro, Alexandre Teixeira Viana, que inclusive já trabalhou com a aplicação de asfaltos, dá sua opinião – de acordo com a sua experiência – de como o serviço deveria ter sido realizado. “Primeiro deveria ter sido refeito parte do calçamento, pois apresenta desníveis, pedras soltas e valetas. Por ser uma subida muito íngreme, os paralelepípedos ficam com uma leve inclinação para frente e com os carros descendo freando, acabam arrancado essas pedras do lugar. Outro problema é que o asfalto colocado é frio, ele precisava de um tratamento antes de ser aplicado, o que não aconteceu, fazendo com que em menos de 20 dias já ficasse destruído, soltando pedregulhos e acarretando o escorregamento das rodas dos veículos,” destacou Alexandre. 

Continua após a publicidade

Para Viana, a solução poderia ser resolvida caso colocassem um asfalto inteiro pelo menos em metade da rua. “Não precisariam asfaltar a rua inteira, apenas até o início do morro e no máximo em frente das casas mais próximas, assim evitaria acidentes ou até mesmo que um carro invadisse algum pátio,” comentou. Segundo ele, foi feito um “tapa-buraco”, mas um “tapa-buraco” mal feito. 

E infelizmente não é o único ponto do bairro Verona com problemas, na Rua José Sandrin ocorre algo bem similar, mas com carretas que não conseguem vencer a subida e acabam invadindo o matagal ao lado e por pouco os condutores não acabam se ferindo gravemente. 

Entramos em contato com a Prefeitura de Bento Gonçalves e a assessoria de comunicação informou que o serviço não foi concluído devido o clima. “O serviço realizado pela Secretaria de Viação e Obras Públicas ainda não foi concluído. Foi realizada na última semana a colocação de uma base inicial, mas com a chuva não foi possível concluir a etapa. Nesta segunda-feira, 20, a equipe foi até no local para colocar a segunda camada de regula. A Secretaria de Obras realizou a intervenção paliativa, para minimizar os problemas relacionados à subida muito íngreme conforme pedido dos moradores,” concluiu a assessoria. 

Também nesta segunda, o vereador Ari Pelicioli (do CIDADANIA), entrou com um pedido para a Prefeitura colocar a regula de asfalto no local. 

Registro do documento enviado à Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.