Você fica o dia todo olhando para alguma tela, não fica? Televisão, computador, celular, tablet, relógio, e-reader ou qualquer outra tela – sempre que você presta atenção, está de forma voluntária ou involuntária acompanhando alguma delas. Então saiba que você está colocando a saúde dos seus olhos em risco – e isso não é um achismo. Todo mundo deve ter ouvido de sua mãe ou avó que deveria ficar mais longe da televisão ou do computador, para não “cansar as vistas”. Pois a sua mãe ou avó estava certa: o uso do computador ou televisão, e mais recentemente, celular smartphone e tablets, pode realmente estar prejudicando a sua visão.
O alerta é dos profissionais da Oftalmologia Integrada - Serra Gaúcha , apontando os danos que o vício nestes aparelhos pode causar. Pessoas com menos de 25 anos têm o costume de olhar pelo menos 32 vezes por dia se tem alguma coisa acontecendo na tela do seu smartphone, segundo estudo recentemente publicado.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!
E qual o risco, exatamente?
Segundo os profissionais ,a luz azul-violeta prejudica uma região da retina chamada mácula causando a sua degeneração, uma das principais causas de cegueira, geralmente associada ao envelhecimento.Mesmo a “luz azul do bem” (azul-turquesa), usada para regular o relógio circadiano (o ciclo de sono-vigília do nosso organismo), pode desregular este relógio.
Estudo revelou é que, além de checar 32 vezes por dia o smartphone, as pessoas costumam olhar para ele bem mais de perto do que para outros objetos, e acumular pelo menos 7 horas diárias de estresse nos olhos.O dano é causado,pelas longas horas de uso e pela diminuição do ritmo das piscadas.Esse distúrbio tem como sintomas o desconforto ocular após duas horas ou mais observando uma tela, causado especialmente pela falta de lubrificação no olho: ao ficar “vidrado” na tela a partir de curtas ou médias distâncias (como a que você provavelmente está ao ler este texto), o olho pisca muito menos, o que impede que a pálpebra lubrifique o globo ocular. Os sintomas são irritação dos olhos, visão embaçada, olhos “cansados” e dores de cabeça provenientes da exposição prolongada, além de dores nos ombros, pescoço e costas por conta de uma postura incorreta.Também há a exposição prolongada à frequência de luz “azul” HEV (high-energy visible), que emana das telas. A frequência, mais próxima dos raios ultra-violeta, provoca danos a células da retina, responsável por processar as cores. A retina não pode ser substituída ou reparada.
Está exposição prolongada pode causar degeneração macular, problemas sérios na retina e até mesmo levar à cegueira. Essa luz tem uma fototoxicidade que deve ser considerada o efeito é cumulativo, ou seja, não vai acontecer nada no mês seguinte, mas sim ao longo dos anos. Já existem lentes de óculos de grau – ou mesmo sem, que conseguem filtrar uma parte dessa luz azul, que são as lentes fotossensíveis, que reagem à luz UV.
O conselho dos profissionais é simples, além de diminuir o tempo de uso destes aparelhos, é importante fazer exames oftalmológicos com frequência.
AGENDE SUA CONSULTA:
Oftalmologia Integrada - Serra Gaúcha
Rua General Osório, 309 - Sala 503 - Edifício Osvaldo Cruz - Centro
95.700-000 Bento Gonçalves RS
Fone: (54) 3454-4647 (54) 9205-1084 Whats Ap
Mín. 14° Máx. 25°