Um homem de 24 anos foi morto por um sargento do Exército na madrugada deste domingo, 19 de junho, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do estado. A morte teria ocorrido após ele levar um tiro na região do abdômen dentro de uma casa noturna. O autor do disparo foi preso em flagrante pela Polícia Civil.
A vítima foi identificada como sendo Wesley Ferreira da Nova. Ele chegou a ser levado para um hospital, mas morreu durante a manhã. O autor do crime é um terceiro sargento do Exército, de 26 anos, que estaria na companhia da ex-namorada da vítima. O homem foi preso em flagrante por homicídio qualificado, por motivo fútil e meio que dificultou a defesa da vítima, e foi encaminhado para uma prisão militar.
O acusado alegou legítima defesa. Contudo, o delegado Róbinson Palominio explica que testemunhas questionam a versão do militar. A Polícia Civil pediu a decretação de prisão preventiva do indivíduo e aguarda decisão Judicial. "Foram ouvidas cinco testemunhas que relataram todo o ocorrido, em depoimentos harmônicos e coerentes entre si. Elas afirmaram não se tratar de legítima defesa, ao contrário do que o investigado apontado disse", detalhou o delegado.
A 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército afirma que, "por não se tratar de um crime militar, a Polícia Civil vem conduzindo as investigações". O suspeito seria natural do Pará. Outros dois militares, que estariam na companhia do suspeito, foram presos em flagrante. Um deles, por porte ilegal de arma de fogo; o outro, por desacato, resistência e lesão corporal contra a Brigada Militar.
Wesley da Nova era muito conhecido na cidade e recebeu homenagens da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Ele foi sepultado no final da tarde deste domingo, no cemitério municipal.