Com autoridade, o Esportivo derrotou o Santa Cruz pelo placar de 1 a 0 e garantiu a vantagem para o jogo de volta das quartas de final da Divisão de Acesso 2022. Em partida realizada na tarde deste domingo (19), no Estádio Montanha dos Vinhedos, o alviazul construiu a vitória com gol de David Batista, no primeiro tempo.
Com o resultado positivo, o time de Bento Gonçalves joga por um empate na partida de volta, que ocorre no próximo domingo (26), no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul. Não há gol qualificado na fase de mata-matas da competição.
O jogo:
O Esportivo teve domínio da partida nos 90 minutos, construindo boas oportunidades de gol, sobretudo na etapa inicial. A primeira chance surgiu com Joãozinho que, após receber passe de Cris Magno, adentrou à área e finalizou para a defesa do goleiro Bruno Grassi. Na sequência, em cobrança de falta, Cris Magno finalizou no canto, com boa intervenção do goleiro do Galo.
O alviazul se manteve intenso no setor ofensivo, pressionando o adversário e não o deixando avançar no ataque. Em erro da defesa do Santa Cruz, a bola sobrou no meio com Cris Magno, que bateu no meio do gol para a defesa de Bruno Grassi. O goleiro alvinegro novamente apareceu para salvar os visitantes. Joãozinho chegou na cara do gol e Grassi saiu bem para defender.
A pressão do Esportivo resultou em gol aos 33 minutos. O atacante Joãozinho roubou a bola no ataque, cruzou para o meio e Cris Magno finalizou para a defesa de Grassi. No rebote, David Batista empurrou para o fundo das redes para abrir o placar, 1 a 0. Após o gol, o alviazul se manteve com maior posse de bola e pouco foi agredido pelo adversário.
Na etapa derradeira, o cenário do confronto permaneceu o mesmo, com o Esportivo possuindo o controle das ações do jogo. O domínio se tornou ainda mais eminente quando o Santa Cruz ficou com um jogador a menos, depois de Roger Bastos ter sido expulso da partida após agressão.
Apesar de contar com vantagem numérica dentro das quatro linhas, o Esportivo teve dificuldades para manter a efetividade no setor ofensivo. A chance mais clara da etapa final surgiu com Joãozinho, o qual recebeu o cruzamento e, no segundo poste, cabeceou no ângulo para Grassi desviar no travessão. O Esportivo chegou forte em bolas paradas. Em uma das oportunidades, Cleiton apareceu sozinho na área, mas cabeceou à esquerda do gol. Apesar das chances, o placar se manteve 1 a 0 a favor dos donos da casa.
Ficha da partida:
Esportivo: Copetti, Márcio Lima, Cleiton, Tairone e Magal; André Oliveira, Fabrício Lusa (Wallacer), Hippolito e Cris Magno (Pepeto); Joãozinho (Caio Vieira) e David Batista (João Pedro) - Técnico: Carlos Moraes
Santa Cruz: Bruno Grassi, Itaqui, Diego Rocha, Diego Macedo e Roger Bastos; Ben Hur, Jeffinho (Pablo Bueno), Abuda, Laion e Wallan Luan (Felipe); Nena (Gabriel) - Técnico: Wiliam Campos.
Gol: David Batista 33' 1T
Quartas de Final:
Jogo de ida
Esportivo 1 x 0 Santa Cruz
Lajeadense 2 x 0 Glória
Passo Fundo 1 x 1 Pelotas
Avenida x Veranópolis – 21/06
Mín. 13° Máx. 29°