Apenas quatro jogos separam o Esportivo da elite do futebol gaúcho. O primeiro desafio ocorre neste domingo (19), diante do Santa Cruz, pelo jogo de ida das quartas de final, às 15h, no Estádio Montanha dos Vinhedos. O alviazul busca fazer valer o fator casa para arrancar com vitória visando a vaga para a semifinal da Divisão de Acesso de 2022.
Na fase classificatória, o Esportivo finalizou na 4ª colocação com 21 pontos conquistados, com 50% de aproveitamento. O alviazul tem a pior campanha entre os classificados às quartas de final, no entanto sofreu somente uma derrota em toda a competição.
O Santa Cruz, por sua vez, é detentor da segunda melhor campanha do campeonato, somando 26 pontos na primeira fase e terminando na liderança do grupo B. O time do técnico Willian Campos obteve 62% de aproveitamento e possui o melhor ataque da competição estadual com 24 gols anotados.
As equipes não se enfrentam desde 2013. Na ocasião, Esportivo e Santa Cruz se enfrentaram pela última rodada do Gauchão. A equipe do Galo Carijó levou a melhor por 3 a 2, mas acabou a competição rebaixado à Divisão de Acesso. Desde então não subiu mais à elite, chegando a amargar a Terceirona Gaúcha, no ano passado.
Na pré-temporada, as equipes se enfrentaram em dois amistosos preparatórios. Em Santa Cruz do Sul, o Esportivo venceu pelo placar de 1 a 0, com gol de Pepeto. Já em Bento, as equipes ficaram no empate em 1 a 1, com gol de Marcos Paulo, para o alviazul, e Pablo, para o Santa Cruz.
Possíveis escalações:
O técnico Carlos Moraes vai contar com o retorno do meia Cris Magno, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além dele, o volante Chicão e o centroavante Marcos Paulo retornam de lesão. Em compensação, o lateral Iury está suspenso. Magal deve ocupar o seu lugar pelo lado direito.
O Esportivo deve entrar com Copetti, Márcio Lima, Cleiton, Tairone e Magal; Fabrício Lusa, André Oliveira (Wagner Freitas), Hippolito e Cris Magno; Joãozinho e David Batista. Caso o treinador optar por utilizar uma linha de três defensores, Wagner Freitas poderá ser titular na defesa.
O Santa Cruz deve vir a campo com força total. O técnico Willian Campos deve escalar o Galo Carijó com Bruno Grassi, Itaqui, Diego Macedo, Diego Rocha e Roger Bastos; Bem Hur, Abuda, Wallan Luan, Pablo Bueno (Rafinha) e Laion; Gabriel Rossetto.
Serviço de jogo:
Esportivo x Santa Cruz – Jogo de ida das quartas de final
Data e horário: 19/06 – 15h
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos
Ingressos: R$ 20 (antecipado); R$ 30 (na hora)
Arbitragem – Árbitro: Tiago Pires Staduto; Auxiliares: Cássio Pires Dornelles e Renato Domingues; 4º Árbitro: Joseph Ribeiro Lopes
Quartas de Final:
Jogos de ida
Domingo, 19
Esportivo x Santa Cruz
Lajeadense x Glória
Passo Fundo x Pelotas
Terça-feira, 21
Avenida x Veranópolis