Com 50% de aproveitamento e apenas uma derrota, o Esportivo finalizou a primeira fase da Divisão de Acesso com a pior campanha entre os classificados. No entanto, nos mata-matas, os números são deixados de lado, uma vez que são dois jogos decisivos que definem o futuro das equipes em cada fase. O alviazul vai enfrentar o Santa Cruz, detentor da segunda melhor campanha, no domingo (19), às 15h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, pelo jogo de ida da competição.
Conforme o treinador, a equipe evoluiu na reta final da primeira fase. Apesar de alguns tropeços, Carlos Moraes ressaltou a importância de o clube ter avançado de fase, independente dos números. “Tivemos alguns jogos na mão que deixamos escapar. Mas acredito que a equipe, nos últimos quatro ou cinco jogos, amadureceu. O Esportivo chega forte agora, com tradição. Vamos fazer dois enfrentamentos bastante complicados, mas agora não é a campanha que diz quem vai passar de fase”, ressalta.
Carlos Moraes relembra os confrontos complicados que encarou em 2019, quando levou o Esportivo ao acesso, elucidando as dificuldades que poderão ser enfrentadas na fase de mata-matas. “Tivemos enfrentamentos muito equilibrados naquela ocasião. Da mesma forma agora. A pontuação nesse momento não importa, o que vai importar é quem for melhor nesses dois enfrentamentos. O Esportivo chega num momento bom, de união dentro do clube, dentro do vestiário. Tenho certeza que a força agora da camisa do Esportivo entra em campo nesse momento. Toda a história, todo o peso da camisa entram e vão fazer a diferença nesse andamento”, enfatiza.
O treinador exaltou o adversário, elogiando sobretudo a qualidade dos jogadores experientes do Santa Cruz. No entanto, afirma que o Esportivo também tem atletas com experiência e que poderão fazer a diferença em campo nos confrontos decisivos. “Santa Cruz dispensa comentários pela sua campanha. Uma equipe que fez um investimento bastante considerável. É uma equipe de muita qualidade, com jogadores com experiência, mas do nosso lado também temos, além da qualidade dos nossos jogadores, o fato de estarmos crescendo no momento certo”, comenta Carlos Moraes, que complementa:
“Vão ser dois grandes jogos, e podemos dizer até que o Santa Cruz tem um leve favoritismo em função de sua campanha, mas acredito que numa competição na qual o mata-mata passar a ser o principal formato da competição acredito que as equipes entram por igualdade de condições e vai passar quem estiver melhor fisicamente, psicologicamente, e quem tiver com um peso maior da sua camisa, com aqueles jogadores que conseguirem incorporar isso e quem conseguir planejar jogo a após jogo”, analisa o treinador.
Para o jogo de ida, o técnico Carlos Moraes terá o retorno do meia Cris Magno, que cumpriu suspensão, do volante Chicão e do centroavante Marcos Paulo, os quais estavam no departamento médico. A equipe alviazul deve realizar último treino coletivo na manhã deste sábado (18) para definir o time titular que vai entrar em campo na primeira decisão diante do Santa Cruz. Até o momento, na competição, o treinador não conseguiu repetir a escalação.
Serviço de jogo:
Esportivo x Santa Cruz – Jogo de ida das quartas de final
Data e horário: 19/06 – 15h
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos
Ingressos: R$ 20 (antecipado); R$ 30 (na hora)
Arbitragem – Árbitro: Tiago Pires Staduto; Auxiliares: Cássio Pires Dornelles e Renato Domingues; 4º Árbitro: Joseph Ribeiro Lopes
Quartas de Final:
Jogos de ida
Domingo, 19
Esportivo x Santa Cruz
Lajeadense x Glória
Passo Fundo x Pelotas
Terça-feira, 21
Avenida x Veranópolis
Mín. 13° Máx. 29°