A jovem promessa do tênis brasileiro Pietra Rivoli, de Bento Gonçalves, vai representar o país pela primeira vez em um Mundial. A atleta ajudou o Time Brasil a alcançar o segundo lugar no Sul-Americano 14 anos de 2022, no último final de semana, na Colômbia, garantindo uma das vagas para o Mundial da categoria, em agosto, na República Tcheca.
Além de Pietra, a equipe feminina foi formada pelas paulistas Letícia Marangoni e Victoria Barros, comandadas pelo capitão Carlos Chabalgoity. Em um torneio por equipes nos moldes da Copa Davis e da Billie Jean King Cup, o Brasil finalizou a fase classificatória com 100% de aproveitamento. O Brasil superou o Uruguai, Chile, Equador e Peru, todos por 3 a 0. A bento-gonçalvense atuou na disputa de duplas nos quatro enfrentamentos.
Na final contra a líder do outro grupo, a Argentina, Victoria Barros perdeu para Sol Larraya por 6/3 e 6/1, e Letícia Marangoni foi superada por Candela Vazquez por 6/0 e 6/1.
"A classificação da equipe feminina para o Mundial tem um significado além de especial, pois eram apenas duas vagas reservadas para América do Sul. Toda a equipe está de parabéns", destaca Patricio Arnold, coordenador de alto rendimento da CBT.
O Mundial de Tênis, categoria 14 anos, ocorre em agosto, na cidade de Prostejov, na República Tcheca. A última vez que o Brasil disputou o Mundial de 14 anos no Feminino foi em 2019. Na ocasião, elas foram campeãs do Sul-Americano e ficaram em terceiro de seu grupo no Mundial, com vitória sobre a África do Sul e derrotas para Suíça e Ucrânia.
Confira como foi a participação da bento-gonçalvense no torneio:
Victoria Barros/Pietra Rivoli d. Paula Gonzalez/Gabriana Muela (URU) 6/1 6/0
Leticia Marangoni/Pietra Rivoli d. Samantha Alvarez/Agustina Soto (CHI) 6/1 7/5
Victoria Barros/Pietra Rivoli d. Ana Paula Jativa/Viktoria Monge (EQU) 6/2 6/3
Victoria Barros/Pietra Rivoli d. Muelle/Phillips (PER) 6/3 6/0
Mín. 13° Máx. 29°