Esporte Taekwondo
Turma de Taekwondo da Academia Porto Spartan realiza primeira troca de faixas
Equipe comandada pelo atleta bento-gonçalvense Leandro Pereira, da Academia Zago, proporciona a prática da modalidade para jovens de 6 a 12 anos de idade.
14/06/2022 17h00 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

A troca de faixas no Taekwondo significa um novo ciclo. Primando pela disciplina, concentração e equilíbrio, através dos golpes que fazem parte da modalidade, os alunos são incentivados a se dedicarem cada vez mais para alcançarem novos níveis. E o primeiro passo foi dado para nove jovens atletas da turma de taekwondo da Academia Porto Spartan, de Bento Gonçalves, com a primeira troca de faixas. 

A academia, localizada no bairro São João, proporciona a prática da modalidade há cerca de um ano. A equipe é comandada pelo atleta bento-gonçalvense Leandro Pereira, o qual pratica a modalidade há mais de 20 anos, representando o município em competições nacionais. Neste final de semana, com a presença do mestre Volnei Zago, da Academia Zago de Taekwondo, nove jovens praticantes da modalidade realizaram o seu primeiro exame de troca de faixas. 

Nesta ocasião, os alunos apresentam a sequência de golpes que lhes foram ensinados durante os treinamentos. Para tal, o exame exige concentração e disciplina. Em razão disso, Leandro comemora a evolução dos seus atletas, cada um buscando ultrapassar os seus próprios limites. 

“Cada faixa tem uma sequência de golpes e de movimentos, tanto de perna quanto de braço. Eles evoluíram muito, a cada dia, e isso é gratificante para nós. É um começo, e acredito que esse trabalho aqui na academia vai crescer muito ainda. Os resultados estão acima do que esperávamos, tanto em questão de alunos como da evolução deles”, pondera.

Continua após a publicidade
Leandro Pereira ainda compete a nível nacional em competições de taekwondo /Foto: Kévin Sganzerla

Conforme Leandro, o taekwondo proporciona inúmeros benefícios às crianças que o praticam, sobretudo em quesitos como concentração, foco e disciplina. “A modalidade ajuda a criança na escola, o aprendizado em casa com os pais. É um tripé: casa, colégio e taekwondo. O esporte ajuda muito no equilíbrio e na concentração desses jovens, que para crianças com essa faixa etária é muito importante, porque já começa a aprender outras coisas fora da escola. Além disso, o taekwondo auxilia muito na disciplina”, explica o professor. 

Para o sucesso na troca de faixas, além do foco para acertar os movimentos, é exigido disciplina na escola, fator que pesa consideravelmente na aprovação dos alunos, além do comprometimento com os treinamentos. 

Leandro, que já passou por essa etapa, sendo o primeiro aluno do mestre Volnei Zago, se diz orgulhoso em ver os seus primeiros alunos a realizarem a primeira troca de faixas. É muito gratificante quando você pega crianças dessa idade e fazem elas aprenderem todas as técnicas, os movimentos. Foi um desafio muito grande para mim ensinar crianças a partir dos 6 anos até 12 anos, e esse momento é muito gratificante para quem é professor”, ressalta Leandro. 

Continua após a publicidade

A Academia Porto Spartan, que atua na cidade há cerca de um ano e meio, abraçou a ideia e, mais do que desenvolver um esporte para a saúde e o bem-estar das crianças, promove a formação de cidadãos por meio do taekwondo. Hoje, com mais de 10 alunos na turma, o empreendimento tem como diferencial o atendimento de crianças através da modalidade. 

No exame de troca de faixas, os alunos mostram os movimentos que lhes foram ensinados durante os treinamentos / Foto: Kévin Sganzerla

O proprietário da academia, Tadeu Porto, explica que, além do taekwondo, o local proporciona atividades diversificadas para todos os públicos. “Além do taekwondo, temos o muay thai, em parceria com a Garra Team, nesta parte de lutas. Temos também a modalidade de danças, como a zumba, além da parte de funcional, que o próprio professor de musculação dá as aulas duas vezes por semana. E temos a musculação, que é o carro-chefe da academia”, cita Tadeu. 

Com paixão pela musculação, Tadeu procurou, em seu empreendimento, oferecer outras modalidades esportivas e apostou nas artes marciais como uma ferramenta de transformação social. “A luta, para mim, é um grande incentivador para a criança. Tanto que vimos aqui na maneira que eles ficam nervosos, se dedicam, se cobram. Além de ser um esporte, ele é educacional e disciplinar. O taekwondo disciplina a criança e traz uma melhor convivência com os próprios pais e na escola. Acredito que se focássemos mais no esporte, nossos jovens seriam muito mais disciplinados, tirando-os das ruas e oferecendo um futuro melhor para eles”, comenta o proprietário da academia. 

As aulas de taekwondo são oferecidas nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h. Para fazer parte da turma, basta entrar em contato pelo fone (51) 99626-3838. 

A academia Porto Spartan, que está localizada na Rua Alviazul, 333, Sala 9, no bairro São João, funciona de segunda à sexta-feira, das 6h às 21h30, e aos sábados, das 9h às 17h.