O problema é mais frequente durante o sono e tem como principal causa o estresse e ansiedade; procurar relaxar, sorrir e consultar o seu dentista é a receita para superar o problema;Ranger os dentes durante o sono é um fenômeno relativamente comum, mas difícil de ser identificado pela própria pessoa. O hábito faz com que haja desgaste nos dentes, nos músculos faciais e até surjam dores de cabeça. Estima-se que dois em cada dez brasileiros sofrem com o problema, que está diretamente relacionado ao estresse. Assim, buscar oportunidades para relaxar e sorrir, além de contar com o apoio do seu dentista é fundamental para recuperar tanto as boas noites de sono quanto a saúde bucal.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!
Ranger os dentes durante o sono é um dos sintomas do bruxismo
Se você está dormindo, não tem como saber quais movimentos seu corpo realiza certo? Justamente por isso quem costuma perceber o problema é quem convive com a pessoa que tem bruxismo – o nome que se dá ao ato de ranger e apertar os dentes de forma inconsciente. Um dos principais sinais é o testemunho de quem dorme no mesmo ambiente, ou às vezes, até em um ambiente próximo. Isso porque o bruxismo gera um ruído semelhante ao atrito entre superfícies arenosas. Literalmente, parece que a pessoa está mastigando "areia”.Outros indicadores do bruxismo é sentir dores musculares pela manhã, dores de cabeça matinais e desconforto ao abrir a boca ou na mastigação durante o café da manhã. Se você se identificou com os sintomas é importante consultar o seu dentista.
O bruxismo causa o desgaste dos dentes
Para a saúde bucal, o bruxismo afeta tanto os dentes quanto os músculos da face e as articulações. O bruxismo libera uma força tão intensa sobre os dentes que pequenas fraturas vão acontecendo e, em longo prazo, fica evidente um grave desgaste nos dentes, podendo levar a dores e sensibilidades dentárias, necessidade de tratar os canais dos dentes, perda da altura da oclusão, contato dos dentes superiores com os inferiores e dores na articulação da mandíbula com desgaste dessa estrutura.O sorriso também pode ser prejudicado, a pessoa que tem bruxismo pode ficar tão comprometido que seus dentes ficam pouco expostos no sorriso, e inclusive desapareçam enquanto fala, resultando num aspecto envelhecido, e marcando rugas e expressões faciais. Tudo isso devido aos desgastes dentários noturnos sem tratamento ao longo dos anos;
O tratamento é realizado com o uso de uma placa de bruxismo, sobre a arcada superior ou inferior, durante a noite. Após o uso, ela deve ser higienizada e guardada em uma caixa específica. O mais indicado, é que a placa seja constituída de material rígido (acrílico, geralmente). Com o uso constante da placa, é possível evitar o desgaste dentário, as dores musculares e a degeneração das articulações. É possível prevenir os episódios de bruxismo. Já foi comprovado que as pessoas mais ansiosas ou excessivamente preocupada são mais propensas ao bruxismo. Portanto, controlar os níveis de estresse pode ajudar muito na prevenção desse e tantos outros males que decorrem. A nicotina, o álcool, a cafeína e drogas estimulantes também podem aumentar o risco de bruxismo.
Esse distúrbio não tem cura, mas pode ser controlado com ajuda de um especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial. É a especialidade que promove e desenvolve uma base de conhecimentos científicos para a compreensão do diagnóstico e no tratamento de dores e distúrbios do sistema mastigatório, região orofacial e outras estruturas relacionadas.Fale com seus dentista ele pode esclarecer suas duvidas e cuidar do seu bem-estar.
O tratamento é realizado com o uso de uma placa de bruxismo,sobre a arcada superior ou inferior, durante a noite.
Agenda a sua avaliação! OdontoExcellence - Bento Gonçalves
(54) 2621-5279
Rua São Paulo, 467 -sala 471 - Bairro Borgo
Mín. 14° Máx. 25°