A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou, na sexta-feira (10), o Congresso Técnico que definiu o formato de disputa, regulamento, grupos e datas do Gauchão Feminino 2022. O Brasil de Farroupilha, bicampeão do Interior, almeja repetir as campanhas de 2019 e 2020 para voltar a ser campeão e garantir a sua vaga no Brasileirão Série A3 de 2023.
O campeonato tem início no dia 31 de julho, estendendo-se até o dia 6 de novembro. São 10 equipes que participam da competição estadual, que conta com um novo formato de disputa nesta temporada.
Inicialmente, oito equipes serão divididas em dois grupos, em jogos de turno e returno. Classificam-se as duas melhores colocadas de cada chave. Na segunda fase, as quatro classificadas somam-se a Grêmio e Internacional para a disputa de um hexagonal, com jogos em turno único. Os quatro melhores colocados avançam às semifinais, que serão realizadas em sistema de ida e volta, bem como a final. A disputa pelo terceiro lugar será em partida única.
O Brasil estará no grupo B da competição, ao lado do Oriente, de Canoas, do Vidal Pro, de Porto Alegre, e do Juventude, de Caxias do Sul. A tabela de jogos deverá ser divulgada em breve pela FGF.
Grupo A – E.C. Flamengo (Tenente Portela), Adergs (Tapejara), Elite C.D. (Santo Ângelo) e Guarany (Bagé)
Grupo B – Brasil-FAR, S.C Oriente (Canoas), Vidal Pro (Porto Alegre) e E.C. Juventude (Caxias do Sul)