A Artrose (grego artros = articulação, e do latim ose = desgaste) é conhecida também por “osteoartrose” e “osteoartrite”. Provoca a degeneração e frouxidão das articulações (juntas) do corpo humano, causando, consequentemente, inchaço, dor e rigidez nas juntas, bem como a dificuldade para realizar movimentos. Muitos confundem a Artrose com a Artrite, quando essa última é uma doença, enquanto a artrose não. Tanto uma quanto a outra afetam ossos, ligamentos e articulações, provocando também sintomas semelhantes. A artrose é um tipo de artrite, causada por um fenômeno natural do corpo humano. Doença que ataca e prejudica as articulações, principalmente nas regiões da coluna, dos joelhos, dos quadris e das mãos. Responsável por média de 30% a 40% das visitas a consultórios e ambulatórios especializados em reumatologia. Conheça um pouco melhor essa doença, como ela afeta o corpo, seus sintomas e possíveis tratamentos. Acompanhe!
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!
O que é artrose?
Também conhecida como osteoartrite, a artrose acomete as articulações, desgasta a cartilagem que reveste os ossos e ainda pode danificar os ligamentos, o líquido sinovial (lubrificante) e a membrana sinovial (que protege o osso na articulação).
A função da cartilagem, como um todo, é fazer com que as duas extremidades ósseas da articulação deslizem sem que entrem em atrito durante um movimento. A artrose é um desgaste nesse ponto, que impede que a cartilagem cumpra sua função sem promover desconforto.
Com o tempo, a artrose tende a piorar e, quanto mais cedo for percebida, faz-se necessário acompanhamento médico. Apesar de não ter cura, os tratamentos podem trazer um alívio considerável para quem sofre da doença.
O que pode causar a doença?
Dentre as inúmeras causas da artrose, algumas mais comuns são:
- envelhecimento natural das articulações com o passar dos anos;
- trabalhos que possam sobrecarregar alguma articulação;
- esportes que trabalham demasiadamente a mesma região;
- falta de força;
- fraturas, quedas, pancadas ou torções que podem levar ao comprometimento da região.
Quais são seus sintomas e como o diagnóstico é feito?
A dor é o principal sintoma de quem sofre com a artrose. É intensa na região afetada e tende a piorar ao final do dia. Outros sintomas comuns são inchaço, rangidos durante a movimentação da área e limitação de alguns movimentos. Outro sinal que pode ocorrer é a rigidez no movimento, principalmente se o indivíduo deixar de movimentar aquela região, podendo apresentar dificuldade quando tentar fazê-lo.
O médico indicado para realizar o pedido de exames e dar o diagnóstico é o reumatologista, mas um clínico geral pode fazer o encaminhamento se achar necessário. Para detectar o problema, são feitos exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética. Outro exame que pode ser pedido é a análise do líquido sinovial, para que seja identificada a causa da dor.
Quais são os tratamentos disponíveis?
Depois de diagnosticada a artrose, o médico pode sugerir tratamentos feitos com medicação, que pode variar entre analgésicos simples, anti-inflamatórios e até narcóticos, nos casos mais graves. Podem ser prescritas ainda sessões de fisioterapia e terapia ocupacional.
A artrose é uma doença que não tem cura, mas é perfeitamente tratável com medicamentos e seguindo as orientações médicas. Para preveni-la, é importante conhecer os fatores de risco que são:
- obesidade;
- idade avançada;
- sexo (as mulheres são as mais atingidas);
- outras doenças como diabetes, gota e hipotireoidismo.
Caso reconheça alguma dessas características em você ou pessoas conhecidas, é indicado fazer acompanhamento médico e ficar de olho nos exames.
DR.Gerson Santa Catharina - Ortopedia de Traumatologia (CRM 23566)
Rua:José Mário Mônaco,393 sala 201- Ed. DR.CASAGRANDE
Bento Gonçalves-RS
fone:(54)3701-1782 (54) 99121-2450
Mín. 14° Máx. 25°