14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Quando devo me preocupar com hipertensão? Conheça os indicativos da pressão alta

Doença atinge 32,5% dos brasileiros adultos, sendo 60% idosos; especialista diz que qualquer um tem 30% de chance de ter hipertensão; Entenda.

15/12/2018 às 21h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Quem sofre com hipertensão sabe: o problema é traiçoeiro. A doença, além de séria e silenciosa, pode ter consequências graves e irreversíveis. Infarto, acidente vascular cerebral (AVC), doenças renais e obstrução das carótidas (artérias do pescoço) são alguns exemplos do que pode acontecer com um paciente hipertenso em situações extremas.

Por isso, quando a saúde não vai bem e sintomas como visão turva, tontura ou dores de cabeça são apresentados, aferir a pressão do indivíduo é um dos primeiros procedimentos a ser feito em um posto de saúde, para saber se o que está causando o mal-estar tem relação com hipertensão .Já em condições normais, pacientes hipertensos devem aferir a pressão a cada três meses - ou seguir as recomendações do cardiologista -, enquanto uma pessoa sem a condição deve verificar a pressão a cada dois anos.No entanto, é importante dizer que, na maioria dos casos da doença, os sintomas não aparecem. É aí que mora o perigo.Diversos fatores contribuem para a elevação da pressão arterial. Entre eles, o envelhecimento da população, a obesidade, o consumo excessivo de sal, sedentarismo e o uso abusivo de bebida alcoólica e drogas são indicativos fortes para que a condição se desenvolve.A melhor forma de combater a doença, além da utilização de medicação adequada no caso de hipertensos, é adotar hábitos saudáveis, alimentação rica em frutas, oleaginosas e sais minerais, além da prática de exercícios físicos. a hipertensão arterial atinge 32,5% da população, o que equivale a 36 milhões de brasileiros adultos, sendo mais de 60% idosos,essa condição contribui direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!

Risco de 30%

Vida saudável pode diminuir as chances de ter hipertensão, afirma especialista

Vida saudável pode diminuir as chances de ter hipertensão, afirma especialista

 A hipertensão é multifatorial, o que eleva em torno de 30% o risco de qualquer pessoa ser hipertensa. Isso tendo uma vida regrada, sendo magro, fazendo exercícios, com uma qualidade de vida adequada, dieta equilibrada, essa chance é de 30%.Porém, se a gente ajuda o meio ambiente no sentido negativo, ou seja, se não faz atividade física, está com excesso de peso, tem alimentação com excesso de sal, fuma, não tem sono adequado, então isso incrementa enormemente o risco de ser hipertenso.Dados do Ministério da Saúde mostram que um em cada cinco indivíduos sofrem da doença e apenas 20% fazem o controle adequado.

Diversos fatores contribuem para a elevação da pressão arterial, entre eles o envelhecimento da população, a obesidade, o consumo excessivo de sal, sedentarismo e o uso abusivo de bebida alcoólica e drogas. A melhor forma de combater a doença, além da utilização de medicação adequada, é adotar hábitos saudáveis, alimentação rica em frutas, oleaginosas e sais minerais, além da prática de exercícios físicos.

Quando a pressão é considerada alta?

Hoje, a pressão de uma pessoa é considerada ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8, ou seja, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Já as pessoas consideradas hipertensas precisam estar com pressão arterial maior que 140/90 mmHg, quando ela é chamada de “pressão alta”.Os números entre 12 por 8 e 14 por 9 não são esquecidos. Nesses casos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o quadro é chamado de pré-hipertensão.Porém, segundo a nova diretriz americana, esse parâmetro já baixou,se aparelho apontar acima de 130/80 mmHg a pessoa já é considerada hipertensa.

Tratamento

Quando uma pessoa é considerada hipertensa, algumas medidas devem ser tomadas para que a pressão arterial seja controlada e não ultrapasse os valores de 12 por 8.Nos casos de hipertensão leve, medicamentos não são necessários. Medidas para mudar os hábitos de vida, como prática de exercícios físicos, diminuição do sal na comida e reduzir o consumo de  bebidas alcoólicas e controle do peso. Em situações mais graves, é necessário introduzir medicação, que tem a função de deixar os vasos mais relaxados, por isso, o uso de vasodilatadores. Porém, não adianta só tomar remédio e deixar os cuidados com a saúde de lado, por isso, o ideal para o tratamento eficaz é manter um equilíbrio entre hábitos saudáveis e uso de medicamento.

Sempre é muito importante procurar uma avaliação médica, faça exames de rotina!


Policlínica Popular Bento Gonçalves

Saldanha Marinho - 435 Galeria Solar

Ligue (54)3075-0796 ou (54) 99691-416

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários