Desde abril, Bento Gonçalves se tornou referência para Gestação de Alto Risco na região Vinhedos, que abrange 24 municípios. O serviço é realizado junto ao Centro de Referência Materno Infantil (CRMI) e nesta terça-feira, 07 de junho, o espaço passou a contar com um novo equipamento para mapeamento fetal.
Adquirido pela Secretaria de Saúde, o equipamento de alta qualidade e precisão de Cardiotocografia é utilizado geralmente após 28 semanas de gestação, de acordo com a gravidade da gestante. “O exame não é invasivo, sendo realizado com sensores ligados à barriga da gestante que coletam as informações. A gestante, assim, como o acompanhante fica segura de escutar o coraçãozinho do bebê com o exame, é um momento que traz tranquilidade para o usuário da rede de saúde”, destaca a enfermeira do CRMI, Deise Busatto.
A coordenadora do Materno, Amanda Araújo Ribeiro ressalta que o equipamento “permite avaliar o bem estar e os batimentos cardíacos, sendo instrumento importante para prevenir e diagnosticar sofrimento fetal. Por esta razão, torna-se significativo para as gestantes de alto risco o acesso ao exame no local onde são realizadas as consultas de pré-natal”, disse.
Para a secretária de saúde “o Materno Infantil é referência neste atendimento a gestante e queremos ter equipamentos modernos para que a equipe ofereça um serviço ainda mais qualificado. Aqui a gestante tem um acompanhamento especializado e multidisciplinar que contempla todos os cuidados disponíveis na Atenção Primária”.
O trabalho realizado com as gestantes foi um dos itens que colocaram o município em primeiro lugar nos Municípios, acima de 100 mil habitantes, no ranking do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde.
“É um serviço, referência, e de extrema importância para nossa população. O atendimento realizado para gestante irá refletir na saúde dessa criança. Estamos trabalhando para equipar, ampliar espaços, contratar profissionais e tornar nossa saúde referência”, afirma o prefeito.