O técnico Carlos Moraes está entre os 15 treinadores com maior número de jogos no comando do Esportivo na história do clube. Com 44 jogos oficial, o treinador, que foi vice-campeão da Divisão de Acesso de 2019 e campeão do Interior do Campeonato Gaúcho de 2020, pode chegar aos 50 jogos sob o comando do alviazul caso alcançar a fase de semifinal da competição estadual.
Recentemente, Carlos Moraes ultrapassou em número de jogos os treinadores Vicente Arenari, técnico do clube em 1992, e Paulo Porto, que comandou o alviazul em 2004/2005 e 2009. O atual treinador do Esportivo contabiliza 44 jogos oficiais à frente do clube, com 18 vitórias, 17 empates e 9 derrotas, com 53,7% de aproveitamento.
Com chances de alcançar os 50 jogos pelo Esportivo, Carlos Moraes torna a possibilidade mais um fator de motivação para buscar a semifinal e o acesso à elite. “Essa marca é extraordinária para qualquer profissional, fruto de muita confiança, o que me cria uma expectativa positiva se levar em consideração a minha história no clube. Portanto, já fica dito ao torcedor alviazul, o clube mais uma vez terá o meu melhor”, pondera.
O treinador deixou sua marca na história do Esportivo, sobretudo, com o acesso conquistado no ano do centenário do clube, em 2019. No ano seguinte, Carlos esteve à frente da equipe de Bento Gonçalves na conquista do título do Interior, o qual o alviazul não conquistava desde 1987. “Para mim é uma honra e uma baita experiência. Sei que daqui muitos anos vou vir para Bento Gonçalves e ainda serei respeitado como profissional e terei amigos a minha espera, e esse sentimento não tem preço”, relata.
Agora, em busca de mais um acesso pelo alviazul, Carlos Moraes almeja novamente fazer história no clube. E o primeiro passo para o objetivo foi praticamente concretizado com a vitória sobre o Gaúcho, na rodada passada, por 1 a 0, cujo resultado praticamente encaminhou a classificação do alviazul à próxima fase.
“O jogo contra o Gaúcho foi um jogo marcante e, sobretudo, de superações em vários sentidos. Uma das nossas melhores partidas dessa temporada, e já me sinto orgulhoso desse grupo e a classificação viria coroar esse esforço coletivo. Cm certeza iremos brigar até o último minuto para decidir nosso futuro com a indispensável ajuda do nosso torcedor e em nossa cidade que tanto acolhe esse time”, comemora o treinador.
O próximo desafio do Esportivo na Divisão de Acesso será diante do Glória, nesta quarta-feira (8), às 19h, no Estádio Altos da Glória, em Vacaria, pela penúltima rodada da primeira fase. Em caso de empate, o alviazul estará matematicamente classificado à próxima fase, da mesma forma se o Gaúcho tropeçar na rodada.
Ranking dos 15 treinador com mais jogos sob o comando do Esportivo:
1º Chiquinho: 180 jogos
2º Ênio Andrade: 179
3º Celso Freitas: 138
4º Valdir Espinosa: 124
5º Laone Luz: 118
6º Raquete: 87
7º Abílio dos Reis: 84
8º Jorge Anadon: 79
9º Luiz Carlos Winck: 64
10º Zeca: 59
11º Paulo Sérgio Poletto: 52
12º Carlos Moraes: 44
13º Paulo Porto: 43
14º Vicente Arenari: 43
15º Varlei Carvalho: 38