A estreia do Esportivo Master na Copa Master 55+ de Futebol foi marcada pelo reencontro de diversos ex-atletas alviazul com o Estádio da Montanha, antiga casa do clube de Bento Gonçalves. Em partida de seis gols, o Esportivo, que busca o hexacampeonato, ficou no empate em 3 a 3 com o Rudibar, de Bom Retiro do Sul, na manhã do domingo (5).
Os gols da equipe alviazul foram marcados por Saúva (2) e Titi. O Esportivo é comandado pelo técnico Delvile Giovanella, mais conhecido como Tarzan, e conta com diversos atletas que marcaram passagem no clube nas décadas de 1970 e 1980, a exemplo de Raquete, Palito, Alceu, Nairo Pivatto, Rivelino Pinho, além de diversos jogadores que atuam no futebol amador da cidade.
A competição conta com cinco clubes participantes. Além de Esportivo e Rudibar, também disputam o campeonato o Sapucaiense, de Sapucaia do Sul, Verdal e Bonanza, ambos de Caxias do Sul. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno e returno. Apenas o líder avança diretamente à semifinal.
As equipes entre o segundo ao quinto ligar disputam uma repescagem em dois confrontos, nos quais os vencedores avançam de fase. Os perdedores, por sua vez, disputam nova repescagem, na qual o ganhador também garante vaga à semifinal. Os mata-matas serão disputados em jogos de ida e volta. O campeão e o vice poderão disputar o título da Supercopa da Região Sul, em 2023.
O próximo desafio do Esportivo na competição será diante do Bonanza, no domingo (12), em Caxias do Sul.