Após finalizar a sua primeira Gira Internacional entre as oito melhores tenistas da categoria da América do Sul, a bento-gonçalvense Pietra Rivoli, de 14 anos, 10ª no ranking do continente, foi convocada pelo Time Brasil para a disputa do Sul-Americano 14 anos, na Colômbia. O torneio ocorre nesta semana, em Armênia, valendo vaga para o Mundial da categoria, que ocorre em Prostejov, na República Tcheca, em agosto deste ano.
Pietra ocupa o segundo lugar no ranking nacional e é uma das principais tenistas da América do Sul em sua categoria. A jovem promessa do tênis brasileiro, que atua na equipe do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, compõe a seleção ao lado das paulistas Letícia Marangoni, 3ª do ranking Cosat, e Victoria Barros, 9ª colocada. O capitão do time é o brasiliense Carlos Chabalgoity.
Durante a semana passada, Pietra esteve se preparando nas dependências da Rede Tênis Brasil, treinando com a medalhista olímpica de duplas, nas Olimpíadas Tóquio 2020, Luisa Stefani, a qual foi a primeira mulher brasileira, na “Era Aberta (Open)”, a entrar no Top 10 do ranking WTA. “Estamos fortes e com a expectativa de poder levar o país para o Mundial, na República Tcheca”, pondera Pietra, em entrevista à Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
A equipe masculina será composta pelo brasiliense Pedro Chabalgoity, atual líder do ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis; pelo gaúcho Pedro Dietrich, vice-líder; e pelo paulista Francisco D'Amorim, 11º colocado na classificação continental. O capitão dos garotos será o treinador Santos Dumont.
Nos Campeonatos Sul-Americanos de Tênis, as nações participantes são divididas em grupos durante a primeira fase, avançando para a fase classificatória conforme a sua colocação. Estão em disputa neste ano cinco vagas para o Mundial da Categoria, que será disputado em Prostejov, na República Tcheca: três para a categoria masculina e duas para a feminina.