Esporte Tênis
Bento-gonçalvense disputa o Sul-Americano de Tênis, na Colômbia
Pietra Rivoli, 10ª no ranking da América do Sul na categoria 14 anos, foi convocada pelo Time Brasil para fazer parte da equipe no torneio classificatório para o mundial da categoria.
06/06/2022 10h13 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: CBT/Divulgação

Após finalizar a sua primeira Gira Internacional entre as oito melhores tenistas da categoria da América do Sul, a bento-gonçalvense Pietra Rivoli, de 14 anos, 10ª no ranking do continente, foi convocada pelo Time Brasil para a disputa do Sul-Americano 14 anos, na Colômbia. O torneio ocorre nesta semana, em Armênia, valendo vaga para o Mundial da categoria, que ocorre em Prostejov, na República Tcheca, em agosto deste ano. 

Pietra ocupa o segundo lugar no ranking nacional e é uma das principais tenistas da América do Sul em sua categoria. A jovem promessa do tênis brasileiro, que atua na equipe do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, compõe a seleção ao lado das paulistas Letícia Marangoni, 3ª do ranking Cosat, e Victoria Barros, 9ª colocada. O capitão do time é o brasiliense Carlos Chabalgoity. 

Durante a semana passada, Pietra esteve se preparando nas dependências da Rede Tênis Brasil, treinando com a medalhista olímpica de duplas, nas Olimpíadas Tóquio 2020, Luisa Stefani, a qual foi a primeira mulher brasileira, na “Era Aberta (Open)”, a entrar no Top 10 do ranking WTA. “Estamos fortes e com a expectativa de poder levar o país para o Mundial, na República Tcheca”, pondera Pietra, em entrevista à Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

A equipe masculina será composta pelo brasiliense Pedro Chabalgoity, atual líder do ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis; pelo gaúcho Pedro Dietrich, vice-líder; e pelo paulista Francisco D'Amorim, 11º colocado na classificação continental. O capitão dos garotos será o treinador Santos Dumont.

Continua após a publicidade

Nos Campeonatos Sul-Americanos de Tênis, as nações participantes são divididas em grupos durante a primeira fase, avançando para a fase classificatória conforme a sua colocação. Estão em disputa neste ano cinco vagas para o Mundial da Categoria, que será disputado em Prostejov, na República Tcheca: três para a categoria masculina e duas para a feminina.