Um ícone da indústria de carros está de volta e começa a ser vendido oficialmente para circulação nas ruas a partir de 2023. Após iniciar a pré-venda e revelar preços salgados para os padrões brasileiros, a Volkswagen começou a produzir a van ID.Buzz na reformada fábrica de comerciais leves em Hannover, na Alemanha. Em um rápido paralelo com a velha Kombi, a imagem é histórica e marca o retorno de um veículo que ainda está na memória dos brasileiros.
O retorno da Kombi, agora denominada oficialmente como ID. Buzz, não terá muita semelhança com o modelo antigo, apesar dos admiradores da marca cravarem que no Brasil, a Volks irá adotar o nome Kombi como ressurgimento do ícone e garantir o sucesso de vendas no mercado nacional. A Kombi elétrica é um projeto bastante moderno, com plataforma modular (MEB) 100% elétrica, novo conceito de interior e tecnologias avançadas por todos os lados. Isso explica, evidentemente, porque a ID.Buzz tem preços que devem superar os R$ 300 mil. As entregas na Europa começarão no último trimestre do ano. Já nos EUA, a espera será mais longa. As vendas começarão no fim de 2023. A expectativa para o bRasil é de que as vendas iniciem no mesmo período que no mercado americano.
O VW ID.Buzz usa motor elétrico traseiro de 204 cv e 31,6 mkgf de torque instantâneo. Com ele, a velocidade máxima é limitada em 145 km/h e o zero a 100 km/h leva 10,2 segundos. Equipada com um pacote de baterias de 77 kWh, a Kombi elétrica tem autonomia para percorrer 420 km. Com recargas rápidas, pode recuperar de 5% a 80% da energia em apenas 30 minutos em estações de alta potência, com 170 kW - algo ainda raro no Brasil.
Mas a Kombi que não emite gases na atmosfera será feita também nos Estados Unidos. Entretanto, a ideia é produzir uma versão diferente por lá, com mais espaço para acomodar três fileiras de assentos. Dessa forma, a van deve pular dos atuais 4,71 metros para quase 5 metros de comprimento. Ou seja, poderá levar até sete pessoas a bordo. Hoje - ao contrário da Velha Senhora - há 5 assentos. A ID.Buzz poderá, ainda, ter tração AWD na configuração com dois motores elétricos - eles ficam instalados um em cada eixo. Assim, espera-se potência de 300 cv.