Ocupando praticamente todos os espaços disponíveis nas dependência do CTG Laço Velho, Guilherme Pasin lançou oficialmente sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições gerais qeu acontecem no mês de outubro. O ex-prefeito de Bento Gonçalves foi prestigiado por cerca de mil pessoas, entre filiados do Progressistas, simpatizantes de sua pré-candidatura e também dos pré-candidatos ao governo do estado, Luiz Carlos Heinze, ao Senado Federal, Comandante Nádia, e do pré-candidato a deputado federal, Sergio Turra, que fará dobradinha com Pasin em várias regiões.
De acordo com Guilherme Pasin, a ação marca a largada oficial de um trabalho que já vem sendo realizado ao longo de todo este ano. Pasin vem viajando os quatro cantos do Rio Grande do Sul, apresentando suas ideias e se colocando à disposição como um possível representante dos gaúchos na Assembleia Legislativa. Aliás, o ex-prefeito de Bento Gonçalves é uma das grandes apostas do Progressistas para ser um dos candidados mais votados do partido a deputado estadual.
Aos simpatizantes que participaram do lançamento da pré-candidatura, Pasin deixou claro que esta não é uma candidatura de aventuras. Segundo ele, tudo tem sido muito bem pensado e articulado para que o maior número de apoiadores possível seja conquistado. A ideia é continuar visitando várias cidades e também os bairros de Bento Gonçalves.
Em seu discurso, Guilherme Pasin também lembrou do ex-prefeito Darcy Pozza, que é seu padrinho político e colocou-se como o verdadeiro sucessor do grande político de Bento Gonçalves, que também foi deputado estadual e federal pela cidade. Pasin destacou que, assim como Pozza, foi o prefeito mais jovem a ser eleito na Capital do Vinho (Pozza com 32 anos e Pasin com 29). Também, assim como ele, foi prefeito da cidade por duas vezes. Agora, Pasin quer trilhar o caminho de Pozza na esfera estadual e, posteriormente, federal. Se irá conseguir? Só as urnas poderão responder, a partir do mês de outubro.