Único medalhista gaúcho no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso, com uma medalha de bronze, em 2021, e uma de prata, em 2019, o bento-gonçalvense David Maikel Machado, de 29 anos, busca o ouro inédito nesta temporada. O atleta disputa a competição nacional neste sábado (4), no Centro Universitário de Sete Lagoas-MG.
Defendendo a equipe da Sogipa, de Porto Alegre, David busca se manter no pódio do campeonato nacional. A competição, que reúne 149 atletas na disputa de 18 provas, já iniciou nesta sexta-feira (3), com as provas na categoria sub-20. O bento-gonçalvense entra em ação no sábado (4), a partir das 18h, na prova da categoria até 96 kg. O torneio terá transmissão na íntegra na página do Facebook da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (https://www.facebook.com/cblpesos).
Nesta temporada, por conta da diminuição no número de categorias, David prevê um nível de competitividade ainda maior em relação a outras edições do campeonato. “A expectativa é sempre o pódio. Trabalhamos neste ano para seguir no topo, entre os três primeiros colocados. Porém houve uma mudança de categoria: diminuíram as categorias, portanto a competitividade da competição em geral está muito maior. Isso obriga os atletas a subirem de nível”, pondera.
Na semana que antecede a competição, David não conseguiu dar sequência nos treinamentos por problemas de saúde. No entanto, apesar disso, o atleta está confiante para buscar novamente o pódio. “Vamos fazer o máximo para ficar entre os três primeiros. Está extremamente disputada a categoria, com um nível altíssimo. Será uma das maiores competições dos últimos tempos, tanto em nível competitivo quanto de nível de estrutura”, comenta o atleta.
A competição de levantamento de peso é realizada em duas provas: a de arranque, na qual o atleta deve levantar a barra do solo até acima da cabeça em um movimento só, sem apoiá-la em qualquer parte do corpo; e de arremesso, cuja prova é executada em duas partes: na primeira, o atleta ergue a barra até a altura dos ombros, por cima do peito. Depois, ele se alinha novamente e completa o movimento utilizando a força dos braços e das pernas para erguer a barra até acima da cabeça. No ano passado, David conseguiu erguer até 131 kg no arranque e 145 kg na prova de arremesso.