Com a data mais romântica do ano chegando, o Dia dos Namorados, as expectativas do comércio de Bento Gonçalves pelos bons negócios está grande, principalmente por causa das baixas temperaturas. Na cidade, os lojistas projetam um aumento nas vendas de inverno de, pelo menos, 10% – em relação aos números registrados no ano passado. O dado faz parte de um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, que buscou um panorama de como o setor prevê o movimento na estação que se avizinha, já considerando a importante data do mês de junho.
A pesquisa mostra que, dentre os lojistas consultados, a maior parte conta com o Dia dos Namorados para adentrar o inverno com o caixa aquecido – especialmente após dois anos em que o consumidor acabou retraído por conta das restrições e indefinições da pandemia. “O dia 12 de junho faz parte das datas especiais para o comércio no quesito indução de venda. Além disso, situa-se na porta de entrada da estação mais fria do ano, que também é motivo para negócios especialmente nos segmentos do vestuário e calçados. Aliado a isso, as baixas temperaturas já registradas na região dão indícios de que o inverno desse ano deverá, sim, aquecer as vendas”, analisa o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.
Pelas ruas, já é possível ver na prática esse movimento para atrair consumidores. Na loja Boka Pimenta Modas, do bairro São Roque, a expectativa é de 30% de aumento de vendas no inverno desse ano – e cerca de um movimento 15% maior já para o Dia dos Namorados. “Meu comparativo com ano passado e retrasado, durante a pandemia, leva em conta o fato de que o comércio foi muito afetado e os consumidores não queriam gastar. Esse ano, o cliente está mais confiante, precisando renovar suas peças. Está sendo um ano muito bom, e nosso frio está fazendo jus à estação. Por isso, já estamos com promoções para o Dia dos namorados, apostando nas redes sociais para fazer a divulgação dos produtos”, conta a proprietária da loja, Janaine Locatelli.
Já no Centro de Bento Gonçalves, a Loja Triunfante também projeta aumento nas vendas, mas com mais cautela, estimando um crescimento de 10% - tanto durante o inverno quanto para o Dia dos Namorados. “Sempre buscamos promover ações para esta época do ano, como exposição de produtos e decoração temática nas vitrines e radio shopping. Gostaríamos, claro, que essa porcentagem fosse bem maior, mas sabemos que estamos em processo de retomada”, pontua Inacir Kleinowski, uma das representantes da loja.
Mín. 15° Máx. 18°