Saúde Boa notícia
Prefeitura de Bento realizou 51 cirurgias em dois meses no Hospital São Pedro, em Garibaldi
Convênio permitiu que pacientes que estavam nas filas de espera represadas desde 2016 e 2017 fossem priorizados e atendidos.
03/06/2022 09h19
Por: Marcelo Dargelio
Até o momento, 129 pessoas foram atendidas, sendo que 51 já fizeram cirurgia

Em dois meses de convênio da Prefeitura de Bento Gonçalves com o Hospital Beneficente São Pedro, em Garibaldi, 51 pessoas já foram submetidas a cirurgias eletivas. Até o momento, mais de 120 já foram atendidas e mais de 80 aguardam pela cirurgia.

De acordo com a prefeitura de Bento Gonçalves, o convênio foi realizado com o hospital para a realização de cirurgias eletivas de média complexidade, no final de março de 2022. No total, foram avaliados 129 pacientes em 10 especialidades. Desses, 51 já realizaram os procedimentos nos meses de abril e maio.

Para o mês de junho, 31 pacientes já estão com procedimentos agendados e 47 estão em processo de realização de exames pré-operatórios. Pacientes que estavam nas filas de espera represadas desde 2016 e 2017 foram priorizados e estão sendo atendidos. O setor de Cirurgias Eletivas segue entrando em contato com os pacientes para informar sobre a liberação de suas cirurgias em Garibaldi.

Estão contempladas nos procedimentos as especialidades de cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, proctologia, otorrinolaringologia, cirurgia torácica, urologia, vascular. A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, destacou a rapidez na realização das cirurgias eletivas. “Estamos muito felizes com os resultados que estamos tendo. Nós conseguimos em aproximadamente 60 dias, reduzir um volume grande de pacientes que estavam há muito tempo aguardando cirurgias eletivas. Estamos fazendo contato com todas as pessoas que realizaram o procedimento para saber como foi o atendimento no hospital, e estamos tendo um feedback muito positivo”, destacou a secretária.

Continua após a publicidade

Apesar do avanço nas cirurgias eletivas, a média mensal de procedimentos ainda está abaixo das 40 cirurgias/mês anunciadas pela prefeitura. Em relação a esta questão, a secretária afirma que nos próximos dias será ampliado o chamamento público e uma nova instituição de saúde deve realizar mais procedimentos cirúrgicos.