Em contramão aos clubes da Serra Gaúcha, o Esportivo optou por não disputar nenhuma competição de categoria de base organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em 2022. Apesar dos projetos aprovados, que contemplaram equipes de alto rendimento do clube, o alviazul disputa atualmente apenas a Liga Serrana com as categorias sub-15 e sub-17. A sub-19, por sua vez, não disputa nenhuma competição, mesmo contando com projeto via Lei de Incentivo ao Esporte.
Os estaduais da FGF são uma das principais vitrines de categoria de base no Estado. Equipes da região, como Garibaldi, Nova Prata, Veranópolis, Brasil de Farroupilha, Caxias, Juventude, Apafut (Caxias do Sul), Vision (Bento Gonçalves) entre outras equipes da Serra Gaúcha, estão na disputa dos campeonatos com uma ou mais categorias.
O Esportivo voltou a competir em 2013 com a categoria sub-17 e se manteve na competição até 2019, cuja temporada o alviazul também passou a disputar o Estadual Sub-15. O time sub-17 alcançou a fase de mata-matas pela primeira vez na história recente da base, enquanto que a sub-15 chegou até a semifinal, terminando o campeonato entre as quatro melhores equipes do Estado.
Em 2020, por conta da pandemia, as competições não foram realizadas. Já em 2021, os Estaduais Sub-20 e Sub-17 foram realizados, porém o Esportivo não disputou. Neste ano, o clube se manteve fora das competições da FGF. Havia interesse do Esportivo em disputar o Estadual Sub-17 nesta temporada, porém o clube recuou.
A reportagem entrou em contato com o clube questionando os motivos de o clube não ter participado dos campeonatos estaduais e de a categoria sub-19 não estar disputando nenhuma competição, porém não obteve resposta.
Como está a base do Esportivo na Liga Serrana
Enquanto a categoria sub-19 do clube, que foi criada em 2020, não disputa nenhuma competição, os times sub-15 e sub-17 estão disputando a Liga Serrana de 2022.
Na sub-15, o Esportivo ocupa a 9ª colocação com quatro pontos somados em cinco jogos disputados. Já o time sub-17 é lanterna da competição regional com seis derrotas em seis partidas.
Jogadores da base no profissional
O Esportivo conta com sete atletas que treinam no grupo principal, são eles o goleiro Guilherme Pommer, o zagueiro Igor Backes, os laterais Nathan e Gabriel Kunz, o volante Victor Longhi e os atacantes Guilherme e Lorran. Dentre os jogadores que foram promovidos ao elenco profissional, Nathan e Guilherme já foram utilizados pelo técnico Carlos Moraes.
Mín. 13° Máx. 29°