Depois de vários meses de incertezas e de mudanças no projeto, a revitalização da chamada Via Gastronômica, localizada entre os bairros São Bento e Planalto, em Bento Gonçalves começará a sair do papel. Nesta quinta-feira, dia 2, a prefeitura informou que as obras no trecho iniciam na próxima segunda, 6 de junho.
A primeira etapa dos trabalhos contemplará a rua Herny Hugo Dreher, começando da esquina com a Xingu, junto à Igreja Redonda, em um total de 600 metros. Os trabalhos serão feitos quadra a quadra, sempre deixando meia pista livre para o tráfego de veículos. No trajeto, será feito o alargamentos das calçadas, com a implantação de mesas, bancos e luminárias.
Esta fase inicial custará R$ 5.087.432,71 aos cofres públicos, que serão pagos à empresa Cerâmica Taquari Construções Ltda., vencedora do processo licitatório. O valor contrasta fortemente com o primeiro cálculo apresentado pela administração municipal, que teve uma licitação deserta em 2021, quando o total estava orçado em "apenas" R$ 3.025.179,07.
A partir do momento em que as obras entrarem de fato em execução, a previsão é de que sejam concluídas em oito meses. Entretanto, a exemplo do que tem sido visto de forma constante na cidade, não seria incomum a ocorrência de aditivos tanto de valores como de prazos.
O passo seguinte, que contempla o perímetro da avenida Planalto, no trecho entre a Herny e a Carlos Flores – uma extensão total de 700 metros –, será discutido com a comunidade e os empresários da região após a conclusão da primeira parte.