14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Fascite Plantar e Esporão de Calcâneo: Entenda uma das causas de dor na sola do pé

Procure um médico se você sentir dor intensa ou contínua na região da sola do pé. Anote seus sintomas para não esquecer de descrevê-los ao médico detalhadamente,tire todas as dúvidas na Policlínica Popular Bento Gonçalves.

15/12/2018 às 21h02
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
POLICLÍNICA POPULAR BENTO GONÇALVES
POLICLÍNICA POPULAR BENTO GONÇALVES

A Fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar trata-se de inflamação de um tecido rico em colágeno chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos.A maioria das pessoas com fascite plantar tem dor quando dão seus primeiros passos depois de sair da cama ou após sentarem-se por um longo tempo. Apresentam menos rigidez e dor depois de dar alguns passos, mas podem sentir ainda mais dor se fazem atividades que não dão descanso aos pés. Eles vão doer mais ao subir escadas ou depois de permanecer por um longo tempo em pé.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!



Os sintomas são mais frequentes pela manhã ou após longos períodos de repouso e são descritos como uma facada na região do calcanhar acompanhada de dor e sensação de encurtamento da sola do pé.Pode ocorrer em qualquer faixa etária e sexo, porém é mais frequente em pacientes dos 40 aos 60 anos de idade, portadores de pés calvos ou planos e pessoas que ficam longos períodos em pé ou possuem uma rotina de impacto importante sobre o calcâneo,como corredores e maratonistas, sendo também mais comum em pacientes com excesso de peso.

O diagnóstico do problema é feito de maneira simples com testes clínicos realizados no próprio consultório médico, porém em casos crônicos e de pouca resposta aos tratamentos clínicos disponíveis com anti-inflamatórios via oral, infiltração local de medicações a base de corticóide e alongamento/fisioterapia pode ser necessário a realização de exames de imagem como radiografia e ecografia, principalmente para determinar a presença de calcificação desta estrutura com formação de esporão.

Em casos refratários aos tratamentos clínicos modificações no estilo de vida com diminuição da sobrecarga local e adaptação de calçados adequados ao problema está indicado o tratamento cirúrgico e atualmente tratamentos alternativos como tratamento por ondas de choque com eficácia até mesmo superior ao cirúrgico.

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Policlínica Popular Bento Gonçalves

Saldanha Marinho - 435 Galeria Solar

Ligue (54)3075-0796 ou (54) 99691-416

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários