O Japão retira do mar vários alimentos que compõem a sua culinária tradicional. Os peixes, as algas e os frutos do mar estão presentes em praticamente todos os pratos da gastronomia japonesa. As terras são montanhosas e são poucos os locais onde é possível desenvolver a agricultura, na qual o cultivo de arroz se destaca. Assim sendo, o arroz e o peixe acabaram se tornando a base da alimentação da nação japonesa. Unindo esses dois alimentos surgiu o Sushi, um alimento que tem origens muito remotas. Antigamente, no Japão, os peixes ao serem transportados para outros lugares eram conservados no arroz cozido. Os japoneses sabiam que o arroz liberava o ácido acético e láctico que garantiria a qualidade por mais tempo.Assim, retirava-se a cabeça e as vísceras do peixe e o filé era conservado salgando-o e acondicionando-o entre camadas de arroz, onde o peixe fermentava naturalmente, adquirindo um sabor ácido.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!
A técnica também era usada pelos pescadores que ficavam pescando em alto mar, criando-se assim o Sushi prensado.A técnica de conservação do peixe foi, aos poucos, transformando-se num prato, e o sabor ácido conseqüente da fermentação foi substituído por ácido acético e, mais tarde, pelo vinagre. Finalmente, o peixe e o arroz com vinagre passaram a contar com o shoyu, enriquecendo ainda mais o seu sabor.
Por volta do século XIV, os japoneses, grandes apreciadores de arroz, passam a consumir não só o peixe como também o arroz, antes que este fermentasse. Surge assim o namanarizushi, que originou os tipos de Sushi conhecidos na atualidade.No período Edo (séculos XVII a XIX), o arroz passa a ser temperado com o vinagre e o peixe, devido à fartura de pescados e frutos do mar na baía de Tóquio, passa a ser consumido cru e fresco. Surgiu assim o hayazushi. Preparado basicamente com arroz, peixes e frutos do mar, o Sushi tornou-se moda em vários países do Ocidente, por seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo.
Tipos e variações de Sushi:
Sushi: Bolinho de arroz coberto por uma fatia de peixe cru, porém outras variações também são chamadas de Sushi, entre eles: niguiri-zushi, maki-zushi, uramaki, hosso-maki, futomaki e assim por diante.
Niguiri-zushi: nada mais é do que o tradicional Sushi, composto basicamente por um bolinho de arroz (niguiri) coberto por uma fatia de peixe crú.
Maki-zushi: Maki significa enrolar. Este Sushi é enrolado em uma folha de algas com uma esteira de bambus. O recheio é variado.
Uramaki: Uma variação do maki-zushi. A alga em vez de ficar por fora, é enrolada por dentro.
Hosso-maki: Hossoi quer dizer fino. O Sushi é enrolado com meia folha de alga.
Futomaki: Futoi quer dizer grosso. Possui um recheio generoso. Se torna impossível de comer em uma só vez.
Gunkan-zushi: Também conhecido como gunkanmaki, é um Sushi enrolado no nori, que ao invés do recheio, possui ovas de peixe no topo.
Temaki-zushi: São rolinhos grandes em forma de cone, com o nori na parte externa e os ingredientes até à boca da extremidade larga. Possui vários tipos de recheio e come-se com as mãos.
Kappamaki: É um dos Sushis mais tradicionais, na qual é recheado apenas com pepino em tiras. Foi batizado dessa forma em homenagem ao Kappa, figura folclórica japonesa, que tinha o pepino como seu alimento preferido.
Temarizushi: É um tipo de Sushi arredondado, onde se pressiona o arroz e o peixe com as mãos usando um plástico até ficar uma bolinha. São muito fáceis de fazer especialmente para os iniciantes.
Narezushi: É um tipo de Sushi fermentado e é a forma mais antiga de sushi no Japão. Com o tempo o narezushi evoluiu para oshizushi e, por último, para edomae nigirizushi.
Oshizushi: Se trata de um tipo de Sushi prensado, feito em uma forma de bloco usando um molde de madeira, chamado oshibako.
Inari-zushi: É um tipo de Sushi recheado), na qual é feito um “pacotinho” feito de tofu bem frito, omelete fina ou folhas de repolho e recheado com arroz de Sushi e outros ingredientes.
Aqui estão alguns ingredientes usado no preparo do Sushi e de outras delícias orientais:
Anago: enguia
Daikon: nabo ralado ou finamente fatiado
Ebi: camarão cozido
Gari: gengibre em conserva
Ika: lula
Ikura: ovas de salmão
Sake: salmão
Shari: arroz pronto para sushi
Shoyu: molho de soja
Maguro: atum
Nori: folhas de alga tostada
Tamago: omelete fino de ovos
Tako: polvo
Toro: atum gordo
Uni: ouriço do mar
Wasabi: raiz forte, vendida na forma de pó para ser reconstituída com água
Ficou com aquela vontade ou curioso para degustar essas delícias ? Conheça:
Rua Giovani Girardi, 494 - Progresso
Fone: (54) 99126-5430 (54) 34527338
Mín. 14° Máx. 25°