Esporte Voleibol
Bento-gonçalvense disputa a Liga das Nações pela Seleção Brasileira
Franco Paese, maior pontuador da Superliga 2021/2022 e eleito melhor oposto da competição, vai disputar a competição pela primeira vez.
01/06/2022 17h16
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Franco Paese ao lado dos opostos Darlan Souza e Alan Souza/Foto: CBV/Divulgação

A Seleção Brasileira Masculina de Voleibol vai contar com um atleta de Bento Gonçalves para a disputa da Liga das Nações 2022. O oposto Franco Paese, o qual terminou a Superliga 2021/2022 como o maior pontuador e o melhor atleta da posição, foi convocado pelo técnico do Brasil, Renan Dal Zotto, e treina com a equipe em Saquarema-RJ visando a disputa da competição, a qual a seleção é a atual campeã. 

Franco foi convocado após protagonizar grandes atuações na temporada pelo Guarulhos-SP. O atleta finalizou a Superliga como o maior pontuador, com 477 pontos em 85 sets disputados, sendo peça fundamental da equipe paulista, que alcançou a semifinal do campeonato. Ao final da competição nacional, Franco Paese foi eleito o melhor oposto e o “craque da galera”, cuja votação é aberta para o público em geral. 

Essa será a primeira vez que o bento-gonçalvense vai disputar uma competição oficial pela Seleção Brasileira, no entanto não é a primeira vez que Franco veste a camisa verde e amarela. Além das seleções de base, em 2016, o atleta foi convidado a fazer parte dos treinamentos da equipe principal do Brasil na preparação para as Olimpíadas no Rio de Janeiro. 

Franco foi destaque na equipe do Guarulhos-SP, uma das equipes semifinalistas da Superliga / Foto: Divulgação

A Liga das Nações:

Continua após a publicidade

Em sua quarta edição, a Liga das Nações terá um novo formato a partir desta temporada. As 16 equipes de cada naipe estão divididas em dois grupos. A cada semana, cada seleção vai realizar quatro jogos, totalizando 12 partidas disputadas ao final da primeira fase. Os oito melhores times da classificação geral avançam ao mata-mata, que neste ano será disputado a partir das quartas de final. O mata-mata decisivo da competição será disputado em Bologna, na Itália entre os dias 20 e 24 de julho.

A Liga das Nações de vôlei masculino terá início em 7 de junho. A primeira semana de jogos ocorre em Brasília, onde a Seleção Brasileira enfrenta a Austrália, os Estados Unidos, a Eslovênia e a China. Em Sófia, na segunda semana, os adversários serão Polônia, Sérvia, Irã e Bulgária. Para completar, a equipe dirigida por Renan Dal Zotto encara Alemanha, Canadá, França e Japão em Osaka, na semana derradeira da fase regular.

Antes do início da competição, porém, a seleção masculina fará dois amistosos contra o Japão. O primeiro acontece na quinta-feira, dia 2 de junho, às 21h30, com exibição exclusiva do SporTV 2. E no domingo, dia 5, as duas seleções voltam à quadra para mais um duelo, com transmissão da TV Globo e do SporTV 2.

Continua após a publicidade

Os convocados por Renan dal Zotto para a seleção masculina são:

Ponteiros: Adriano Xavier, Gabriel Vaccari, Henrique Honorato, João Rafael, Rodrigo Leão “Rodriguinho”, Ricardo Lucarelli, Victor Birigui e Yoandy Leal;

Opostos: Alan Souza, Darlan Souza, Franco Paese e Wallace;

Líberos: Alexandre Elias, Maique Reis e Thales Hoss;

Levantadores: Bruno Rezende, Fernando Kreling “Cachopa”, Matheus Brasília e Willian Arjona; 

Centrais: Flávio Gualberto, Isac Santos, Leandro dos Santos, Léo de Andrade, Lucão e Matheus Santos “Pinta”, 

SELEÇÃO MASCULINA - Liga das Nações 2022

Primeira etapa - Brasília (BRA) - 8 a 12 de junho

8/6 – 21h - Brasil x Austrália

9/6 – 21h - Brasil x Eslovênia

11/6 – 15h - Brasil x Estados Unidos

12/6 – 10h - Brasil x China

Segunda semana - Sofia (BUL) - 22 a 26 de junho

22/6 – 11h - Brasil x Polônia

23/6 – 10h30 - Brasil x Sérvia

24/6 – 10h30 - Brasil x Irã

26/6 – 14h - Brasil x Bulgária

Terceira semana - Osaka (JAP) - 6 e 10 de julho

6/7 – 3h40 Brasil x Alemanha

7/7 – 6h - Brasil x Canadá

8/7 – 3h40 Brasil x França

10/7 –  7h10 -Brasil x Japão

Fase final - Bologna (ITA) - 20 a 24 de julho