Da jardinagem ao desgaste natural da idade, dos produtos químicos de limpeza doméstica aos traumas locais, muitos fatores podem impactar a saúde das nossas unhas no dia a dia. É verdade que muitos desses problemas podem ser evitados com uma rotina de cuidados, mas não podemos esquecer que elas também podem dar indícios de como anda a nossa saúde de forma geral.De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, os problemas das unhas compreendem cerca de 10% de todas as doenças de pele, afetando principalmente os idosos. As unhas frágeis são problemas comuns, tipicamente desencadeadas pela idade e pelo ambiente. Outras condições que afetam as unhas são onicocriptose (a famosa unha encravada), micose nas unhas, verrugas, cistos e psoríase (doença autoimune que afeta a pele). Todas essas doenças podem ser tratadas com o diagnóstico adequado de um médico dermatologista.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!
A composição
As unhas são constituídas principalmente por uma proteína chamada queratina e uma série de minerais. A queratina é uma proteína extremamente forte. Como outras proteínas, é formada por um conjunto de aminoácidos. Ela possui grandes quantidades de cisteína, o que dá às unhas força e rigidez.
Já os minerais que compõem nossa unha são cálcio, cobre, ferro, magnésio, sódio, enxofre e zinco. Por isso que a deficiência de qualquer uma dessas substâncias pode afetar a saúde e o crescimento das unhas. Além disso, as unhas quebradiças podem ser causadas por deficiências também de ácidos graxos, ômega-3 e biotina ( também conhecida como uma das vitaminas B que auxilia na absorção da queratina).
O fator crescimento
Mas se você está se perguntando por que algumas das suas unhas crescem mais devagar do que o resto, não há necessidade de se preocupar. Nos seres humanos, a unha do dedo indicador pode crescer mais rápido do que as demais e as unhas das mãos podem crescer até quatro vezes mais rápido do que as unhas dos pés.As unhas podem revelar muito sobre a sua saúde geral. Embora a maioria dos problemas das unhas não sejam graves, algumas doenças podem ser detectadas por alterações ungueais, incluindo enfermidades hepáticas, renais, cardíacas, pulmonares, tireoidianas, diabetes e anemia. Geralmente, deficiências nutricionais, bulimia e anorexia deixam as unhas quebradiças e sem brilho.As unhas frágeis podem ser também efeito colateral de certos medicamentos. É por causa disso que é muito importante visitar o dermatologista caso detecte quaisquer alterações incomuns nas suas unhas.
Cuide das suas unhas!
Com as obrigações do cotidiano, é fácil negligenciar as unhas. Porém, com cuidados simples, você pode ajudar a mantê-las saudáveis. Confira:
1- Mantenha as unhas limpas e secas, pois isso evita que bactérias e fungos se acumulem sob a unha.
2- Corte as unhas dos pés diariamente para impedir traumatismos com sapatos fechados. Ou ainda evite usar calçados apertados.
3- Se você sua muito nos pés, aplique pó antisséptico ao calçar seus sapatos.
4- Evite roer as unhas, pois micro-organismos podem ser transferidos da sua boca para as unhas.
5- Use luvas de borracha para proteger suas unhas ao realizar os serviços domésticos de produtos químicos e traumatismos.
6- Em caso de dúvida, não se automedique, porque isso pode atrasar ou atrapalhar no diagnóstico do seu médico dermatologista.
7- Sempre procure um médico dermatologista se apresentar irregularidades nas unhas, como inchaço, dor, mudança de forma ou cor da unha.
8- Desde que você não tenha um problema médico, manter-se bem nutrido resulta em unhas fortes e saudáveis.
E lembre-se: suas unhas podem dizer-lhe muito sobre sua saúde geral, logo, somente um dermatologista pode determinar o tratamento adequado!
Todas essas doenças podem ser tratadas com o diagnóstico adequado de um médico dermatologista.
Policlínica Popular Bento Gonçalves
Saldanha Marinho - 435 Galeria Solar
Ligue (54)3075-0796 ou (54) 99691-4166
Mín. 14° Máx. 25°