Na noite do último sábado, 28, foi realizado o evento de apresentação da nova identidade visual e do calendário de programações da XI Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis (Femaçã). Além disso, também foi divulgada a data da escolha do trio de soberanas. A solenidade marcou ainda o início das atividades do evento que ocorrerá entre os dias 14 e 16 de abril e de 20 a 23 de abril de 2023, junto ao Parque de Exposições José Bin, e fez um resgate dos números da última edição, em 2019.
O presidente da XI Femaçã, Vagner Cielo, resumiu a intenção da diretoria em fazer da 11ª edição mais um marco na história de Veranópolis (RS). Segundo ele, entre o lançamento e o último dia da festa, em abril do ano que vem, todos os esforços serão no sentido de mobilizar as comunidades, divulgar o evento em outras regiões e atrair um público ainda maior. Em 2019, mais de 60 mil pessoas visitaram a X Femaçã. “A cada festa temos o desafio de fazer a próxima edição ser ainda melhor que a última. Para isso, contamos com o apoio de toda a população, da diretoria, do poder público, dos empresários que apostam no evento, da imprensa e de todos que se envolvem com a Femaçã. Veranópolis é reconhecida internacionalmente pela qualidade de vida, pela hospitalidade e pelo pioneirismo no cultivo da maçã. Esse é nosso desejo e que queremos compartilhar com todos”, manifestou o presidente, que fez parte da diretoria nas duas últimas edições.
O prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, reiterou que a Femaçã ajuda a consolidar a marca patenteada pelo município como o Berço Nacional da Maçã. “O evento reverbera todo o nosso potencial econômico, turístico e de um estilo de vida que assegura à nossa cidade outra marca, de Terra da Longevidade. A Femaçã é uma festa que agrega toda a comunidade veranense, que recebe os visitantes com simpatia e hospitalidade, que tem orgulho de aqui viver e dizer que ama a cidade com um sorriso no rosto”, discursou.
O presidente Vagner Cielo destacou ainda o sucesso comercial da última edição, que contou com 130 expositores de diversos setores, além da ocupação na rede hoteleira da região ter chegado a 95% durante o período de realização da Femaçã. “Sentimos que as pessoas estão sedentas por uma grande festa, como é a Femaçã. Em viver momentos de lazer, de passear, ir às compras, desfrutar da nossa boa gastronomia, curtir uma boa música”, resumiu.
Além do prefeito de Veranópolis e do presidente da XI Femaçã, participaram do ato o vice-prefeito, Thomas Schiemann, autoridades locais, estaduais e federais, além da imperatriz Fernanda Fracasso e das princesas Bruna Zanotto e Francine Bortoli, que representaram a X Femaçã, realizada em 2019.
Doce desejo
A identidade visual e o novo slogan foram elaborados a partir da constatação de que as pessoas estão ansiosas por grandes eventos, comemorações, em celebrar a vida, sem medos ou restrições vividas nos últimos anos.
De acordo com o publicitário veranense Rodrigo Pelliccioli, criador da nova identidade, o slogan “um doce desejo” resume essa vontade de celebrar. A proposta reúne numa mesma ideia anseios como os dos empresários em voltar e expor seus produtos, dos turistas em voltar à cidade e da comunidade, em receber a todos com a gentileza e a hospitalidade de costume.
“Esse mesmo desejo também é a chave da nossa história, do pioneirismo da maçã no Brasil. Foi do desejo do agricultor José Bin em fazer brotar nas nossas terras esse fruto que nos trouxe esse reconhecimento nacional”, apresentou o publicitário.
Pelliccioli também foi o responsável pelas identidades visuais das três últimas edições da Femaçã, em 2019 e 2015 e 2011.
Inovações marcam divulgação on-line
O público que visitará a Femaçã, ou ainda os eventos que antecedem a festa, poderá se divertir com filtros e figurinhas que estarão disponíveis no Facebook, Instagram e WhatsApp. Foram apresentados modelos de alguns dos recursos visuais que serão compartilhados pelas pessoas que desejarem interagir com as redes sociais da própria Femaçã.
“É uma forma de envolver as pessoas com a festa também no meio digital. Fizemos uma demonstração no lançamento destes recursos e queremos estimular para que o público envie para os seus contatos, que sejam porta-vozes da festa”, defendeu o publicitário Rodrigo Pelliccioli.
Os perfis oficiais da XI Femaçã seguem como @femacaveranopolis, no Instagram e Facebook.
Escolha das soberanas
A escolha do trio de soberanas da Femaçã já tem data e local marcados. Na noite do dia 5 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Leonir Farina, serão eleitas as responsáveis pela divulgação da festa e por levar o nome de Veranópolis a todos os recantos. As inscrições serão abertas no dia 15 de junho e encerram em 30 de julho, e o regulamento estará disponível em breve no site da Femaçã.
Femaçã Kids 2
Também foi anunciada a realização da segunda edição do Femaçã Kids, concurso musical que reuniu talentos de Veranópolis em 2019 e que volta em 2023 com novidades. Entre elas, está a ampliação da competição para outros municípios da região, como Nova Prata, Cotiporã, Fagundes Varela e Vila Flores.
As etapas locais irão ocorrer no início de 2023 e indicarão 12 finalistas que se apresentarão durante a XI Femaçã. Destes, nove serão oriundos das escolas veranenses e três das instituições de ensino dos demais municípios.
Expositores
Para os empreendedores que desejarem expor e comercializar produtos ou serviços durante a XI Femaçã, o calendário deverá ser divulgado em breve.
Diretoria da XI Femaçã
Presidente: Vagner Cielo
Vice-presidentes: Luciano Borsato e Valfredo Reali
1ª Secretária: Leticia Ana Fracasso
2ª Secretária: Mariovane Mossi
1º Tesoureiro: Cassio Schuvatz
2º Tesoureiro: Renato Breitembach
Conselho Fiscal: Lúcio Soares, Niromar Heitor Gabriel e Carlos Alberto Spanhol
Mín. 14° Máx. 25°