Depois de reinaugurar a Unidade Básica de Saúde do São Roque, que teve a sua estrutura ampliada, a prefeitura de Bento Gonçalves garante que tentará transformar o Pronto Atendimento Zona Norte em uma UPA – a segunda da cidade. O assunto não chega a ser uma novidade, tendo em vista que essa possibilidade já é discutida há anos, mas o Poder Público agora espera "que o espaço seja, de fato, transformado em UPA nos próximos meses e, com isso, o município passe a receber incentivo do Ministério da Saúde para a manutenção e custeio", nas palavras da secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.
Questionada sobre uma previsão para que o projeto se torna realidade, contudo, a Secretaria diz que ainda não há uma estimativa concreta. "Estamos fazendo a reorganização dos espaços e dando sequência ao pedido junto ao Ministério da Saúde. O Ministério não possui um prazo definido para habilitação", justifica Tatiane.
A projeção de mudança – especialmente pelo quadro verificado desde o começo deste ano – tem gerado uma série de dúvidas na comunidade justamente sobre a capacidade de atendimento da futura estrutura, já que tanto a UPA do bairro Botafogo quanto as unidades de saúde espalhadas pelos bairros vêm sofrendo duras críticas da população pela falta de profissionais. A administração diz, com relação ao funcionamento da nova UPA, que "a quantidade de profissionais e as estruturas mínimas serão de acordo com o porte que será habilitado pelo Ministério da Saúde", o que também definirá os repasses mensais para operacionalizar os trabalhos.
Recentemente, de acordo com a prefeitura, o PA Zona Norte já ganhou o reforço de mais um plantonista ao dia e outro à noite, totalizando cinco durante as 24 horas. "Na Unidade, está sendo ampliado o atendimento clínico e de pediatria, além da retomada dos grupos de diabéticos, hipertensos, gestantes e outros". finaliza a secretária.
Mín. ° Máx. °