O céu das noites desta segunda e terça-feira, 30 e 31 de maio, serão preenchidos por uma chuva de meteoros, chamada Tau Herculídeas, que poderá ser vista do Rio Grande do Sul. O fenômeno é resultante do Cometa 73P/Schwassmann-Wachmann que, em 1995, deixou fragmentos e uma trilha de partículas em sua órbita.
O professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, explica que na madrugada desta terça-feira, 31, a Terra deve atravessar, pela primeira vez, essa nuvem de detritos, o que vai gerar a tempestade de meteoros. Na noite desta segunda, 30, já poderão ser observados inúmeros meteoros, mas a maior intensidade da chuva será por volta das 2h de terça com uma duração prevista de 30 a 40 minutos.
“A previsão é de que muitos fragmentos entrem, porque é a primeira vez”, destaca Jung. Ele cita estudos que estimam de 10 mil até 100 mil meteoros por hora em condições ideais de observação. “A previsão do tempo é boa, possivelmente vai dar pra ver. Vamos tentar registrar em tempo real.”
De acordo com o professor, apesar da neblina nos últimos dias, já foi possível registrar atividade maior durante as madrugadas. Ele afirma que o tamanho dos fragmentos é imprevisível, bem como o local onde vão cair.
Mín. 13° Máx. 29°