A política de Caxias do Sul perdeu na noite deste sábado, 28 de maio, Marcos Antonio Daneluz, de 60 anos. O político era ex-vereador e um dos integrantes mais atuantes do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele faleceu vítima de um infarto. A confirmação da morte ocorreu no Hospital Saúde, para onde ele foi levado pela esposa após se sentir mal em casa.
Natural de Santa Lucia do Piaí, distrito de Caxias do Sul, Daneluz nasceu em 22 de outubro de 1961. Agricultor e técnico agrícola, ingressou na vida pública em 1996 na administração do então prefeito Pepe Vargas. Durante o mandato, antes de assumir como secretário de Obras, foi subprefeito de Ana Rech e Santa Lúcia do Piaí. No período, Daneluz foi também vice-presidente da Festa da Uva.
Nas eleições de 2010, obteve 23.710 votos para uma das cadeiras na Assembleia Legislativa e ficou na suplência da bancada do PT. Um ano depois, em 2011, assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, cargo que o credenciou a ser o candidato do partido nas eleições municipais de 2012, ao lado de Justina Onzi (falecida em 2020). Daneluz também foi vereador por três mandatos consecutivos entre os anos de 2000 e 2012 em Caxias do Sul.
A eleição a prefeito não se concretizou, mas no ano seguinte Daneluz assumiu o cargo mais alto da sua carreira política, o de deputado estadual, em que permaneceu por um ano e três meses. Entre os projetos aprovados no Legislativo gaúcho, destaque para o "Deputado em Ação", que aproximava a comunidade dos parlamentares. Na época, Marcos Daneluz foi o segundo deputado mais assíduo nas atividades da Assembleia, com 123 presenças nas sessões plenárias da Casa.
A prefeitura de Caxias do Sul decretou luto oficial de três dias. Em nota, o prefeito Adiló Didomenico lamentou a perda e ressaltou que o município se solidariza com os familiares e amigos do ex-vereador. O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, Pepe Vargas lamentou a morte de Daneluz e lembrou da liderança exercida por ele dentro do partido nas ações pela Serra. "É uma perda inestimável, um companheiro que sempre esteve junto das campanhas, uma liderança forte e, pra política caxiense, embora estivesse sem um mandato eletivo, sempre foi nosso parceiro e um nome que sempre poderia vir a aparecer em candidaturas", declarou o deputado.
Mín. 17° Máx. 27°