14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Por que dormir bem ajuda a prevenir doenças?

A qualidade do sono, as horas dormidas e o conforto da cama fazem muita diferença para a saúde. Conheça os benefícios de dormir bem e veja por que ficar atento aos seus hábitos noturnos.

15/12/2018 às 21h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Quem tem um dia corrido sabe como é difícil manter uma boa rotina de sono. O resultado? Você passa o dia cansado, não tem energia para as atividades do dia a dia e está frequentemente aéreo ou desatento, não é mesmo? Isso acontece porque a hora de dormir é muito mais importante para a saúde do que você imagina. A qualidade do sono, as horas dormidas e o conforto da cama fazem muita diferença para a saúde.Conheça os benefícios de dormir bem e veja por que ficar atento aos seus hábitos noturnos.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!

Exerce influência no Sistema Imunológico

Mais do que apenas descansar o corpo, o sono é o momento em que o sistema imunológico se fortalece e o organismo libera uma série de hormônios importantes para o  bom funcionamento do corpo. O sistema imunológico é responsável por prevenir e combater doenças e infecções, sendo um grande aliado para a  qualidade de vida quando ele está saudável.

Auxilia na prevenção de doenças

Dormir bem é essencial para prevenir doenças, como a pressão alta, a diabetes e a obesidade. É também indispensável para combater o estresse: quem dorme pouco tem níveis mais elevados do hormônio cortisol no organismo, que contribui para aumentar o estresse e a irritação.

Contribui para o crescimento

Entre os hormônios liberados durante o sono está o hormônio do crescimento (GH) — por isso que bebês e crianças precisam dormir até durante o dia. Quando não dormimos o suficiente, este hormônio não é produzido de forma adequada pelo corpo. Quem malha e busca resultados na academia também não pode negligenciar o sono, já que é neste momento que os músculos crescem.

Ajuda na sensação de saciedade

Você sabia que o sono também é um importante aliado da dieta? Isso acontece porque o hormônio leptina é liberado no organismo enquanto dormimos, proporcionando a sensação de saciedade. Quem dorme poucas horas ou dorme mal tem dificuldade em produzir este hormônio e, consequentemente, pode sentir mais fome durante o dia e acabar engordando.

Desempenha importante papel no aprendizado

Durante o sono, o corpo descansa e o cérebro trabalha. É enquanto você dorme que o cérebro consolida as memórias e o aprendizado, fortalecendo as lembranças de momentos importantes e de conteúdos que aprendeu durante o dia. Crianças, jovens e adultos em fase de estudos precisam dormir bem para ter mais atenção e concentração durante o dia, o que contribui diretamente para o aprendizado.

Como melhorar os hábitos para dormir bem?

Depois de conhecer os muitos benefícios de uma noite de sono bem dormida, que tal conferir algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono? O primeiro passo é ter uma hora certa para dormir e acordar, preservando as 8 horas de sono necessárias para o bom funcionamento do corpo. Certifique-se também que o seu colchão seja confortável e que atenda devidamente às suas necessidades.

Outra dica importante é evitar atividades de alta intensidade à noite e começar a se acalmar pelo menos uma hora antes de deitar para dormir. Nestes 60 minutos, deixe de lado o smartphone, o computador e a televisão — pois a retroiluminação da tela faz com que o sono não venha com facilidade — e opte por atividades relaxantes, como ler um livro ou escutar músicas mais tranquilas.

Com algumas pequenas mudanças de hábitos é possível garantir a qualidade da sua noite de sono, descansar o corpo, fortalecer o sistema imunológico e, assim, ter muita disposição. Acorde bem !


Se você enfrenta problemas para dormir ou tem outras dicas para melhorar a qualidade do sono, deixe um comentário!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários