Entre 2016 e 2017, a faixa de capitão do Garibaldi era de um jovem promissor, que atuava como volante. Na equipe garibaldense, Roger Ibañez, que por muitas vezes vestia a camisa de número ‘10’, atuou na Copa FGF e na Terceirona Gaúcha. Após cinco anos, desde que deixou o futebol do interior, o gaúcho de Canela levantou, nesta semana, o seu primeiro título em solo europeu: a taça da Conference League pela Roma, da Itália, treinada por José Mourinho, um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol.
O zagueiro teve a sua primeira oportunidade em uma equipe profissional na Associação Garibaldi de Esportes, cujo clube contava com uma parceria com o clube/empresa PRS na época. Ele participou da campanha da equipe na Copa FGF, em 2016, e na Terceirona Gaúcha, de 2017, atuando no âmago do futebol interiorano do Rio Grande do Sul.
Em um curto período de cinco anos, Ibañez viu a sua vida se transformar por completo. Em 2019, o zagueiro foi negociado pelo Fluminense à Atalanta, da Itália. No ano seguinte, a Roma o contratou por empréstimo e, posteriormente, adquiriu o atleta por 9 milhões de euros.
Titular absoluto da Roma, Ibañez foi uma das peças fundamentais da primeira conquista europeia obtida pelo clube. O time de Mourinho derrotou na final o Feyenoord, da Holanda, por 1 a 0, em final realizada em Tirana, na Albânia. A Roma não levantava uma taça de campeão desde a temporada 20072008, quando conquistou a Copa da Itália.
As ruas de Roma foram pintadas com as cores do clube e os jogadores foram tratados como “Deuses” na comemoração próxima ao Coliseu, reunindo milhares de torcedores romanistas que festejaram o primeiro troféu europeu do clube.
Da Terceirona Gaúcha à Primeira Divisão do Campeonato Italiano em dois anos
Apenas dois anos o separaram do futebol do interior gaúcho ao futebol europeu. Após atuar em Garibaldi, o zagueiro teve uma rápida passagem pelo Sergipe-SE. Posteriormente, Ibañez integrou a base do Fluminense, onde obteve destaque a nível nacional. O jogador logo foi promovido ao elenco principal, se tornando titular do tricolor das laranjeiras. As boas atuações não só lhe renderam espaço na Seleção Brasileira Olímpica, como também atraiu o interesse de clubes europeus.
Ibañez foi negociado ao Atalanta, que o emprestou para a Roma na temporada 2019/2020, com direito de compra após o fim do contrato de empréstimo. O clube giallorossi investiu 9 milhões de euros na aquisição do zagueiro, que hoje é titular absoluto da equipe comandada por José Mourinho.
No total, Roger Ibañez atuou em 101 jogos, sendo 91 partidas como titular da equipe, somando seis gols e uma assistência. Nesta temporada, o jogador atraiu o interesse de outros clubes europeus, a exemplo do Chelsea e do Real Madrid.