Esporte História
Exposição proporciona um mergulho no passado do futebol amador de Bento Gonçalves
Com diversas fotografias, recortes de jornais, camisas e troféus, a historiadora Sabrina de Lima Greselle realizou um resgate histórico do futebol entre 1990 e 2010.
25/05/2022 16h05
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

Os clássicos, os craques de uma geração que ficou marcada na história e os times campeões da cidade estão retratados através de fotos e recordes de jornais na Exposição “A presença do futebol amador em Bento Gonçalves 1990-2010”. A historiadora Sabrina de Lima Greselle proporcionou um resgate histórico e um mergulho nos tempos áureos da várzea de Bento, com fotografias, reportagens, camisas, troféus e entrevistas que fazem parte da exposição, que pode ser conferida no Museu do Imigrante até o dia 12 de julho. 

Com fotografias históricas de times, jogadores, treinadores e membros de diretoria, que ficaram marcados no futebol amador bento-gonçalvense, a exposição relembra diversos episódios que estão na lembrança dos atletas e torcedores. 

“O futebol tem muita história e envolve muita gente, comunidades, times, jogadores. Fizemos esse recorte e a ideia é que a pesquisa continue. Aqui é possível observar diversos registros sobre o período de 1990 a 2010, com troféus, fotografias, camisas de times e bastante recortes de jornais que contam o que estavam nas manchetes e o que se falava sobre o futebol naquele período”, relata Sabrina. 

Pesquisa de Sabrina foi motivada pelo seu contato com o futebol amador através do seu pai, Flávio Greselle/Foto: Kévin Sganzerla

Para promover o resgate histórico do futebol amador, a historiadora entrevistou diversos personagens que fizeram parte do período abordado. Dentre eles o atacante goleador Uilian Carvalho, conhecido popularmente como Delegado, que teve passagens vitoriosas pelo futebol amador em equipes como o Canarinho, Flamengo de São Valentim e Paulina. “É uma emoção inexplicável. Viemos para cá (exposição) ver as antigas fotos nossa, e isso traz lembranças boas de tanto tempo. É uma felicidade que não tem tamanho”, comenta Delegado. 

Continua após a publicidade

Outro personagem que foi entrevistado e que possui uma presença significativa no futebol amador até hoje é o treinador Erceli Goin, o qual foi um dos técnicos mais vitoriosos de Bento Gonçalves. “Fico muito feliz em rever jogadores, treinadores, diretores de clubes que fizeram o futebol amador nos anos 90 até 2010. É muito importante reconhecermos o trabalho que eles fizeram com essa exposição. Fico feliz mesmo em ver jogadores aqui que fizeram parte da minha equipe e que ganharam títulos comigo”, pondera. 

Erceli ressalta, sobretudo, a importância do debate e do diálogo para que o futebol amador volte aos tempos áureos. Dentre uma das alternativas citadas pelo treinador é o fomento de competições para categorias de base. “Precisamos dar sequência para que os atletas, quando saírem das escolinhas, possam continuar no futebol e integrar as equipes adultas para movimentar e engajar as comunidades”, comenta. 

A exposição faz parte da programação da 20ª Semana Nacional de Museus e estará aberta até metade de julho. Além dos materiais físicos que estão expostos no Museu do Imigrante, a pesquisa também conta com um podcast com entrevistas com os personagens do futebol amador da época, o qual pode ser conferido através do link abaixo:

Continua após a publicidade

PODCAST: https://open.spotify.com/episode/0yy13HJRaBRT90yvHPi5nn

Confira algumas imagens da Exposição: