Após um cancelamento e uma confirmação, agora é definitivo: o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux não virá mais a Bento Gonçalves. Desta vez, foi o próprio ministro que cancelou a palestra, que estava marcada para acontecer no dia 3 de junho, às 19h30min, no auditório do Spa do Vinho.
De acordo com o presidente da subseção da OAB, Rodrigo Terra de Souza, a decisão do cancelamento da palestra foi comunicada pela assessoria do STF. A informação é de que um ambiente hostil e até ameaçador estava à espera do ministro no Rio Grande do Sul, desde sua chegada em Porto Alegre, até sua vinda para Bento Gonçalves. "Temendo pela segurança do ministro, eles resolveram cancelar. É um episódio triste para Bento", destacou Souza.
A palestra de Luiz Fux em Bento Gonçalves foi rodeada de polêmicas desde o seu início. Ela tornou-se pública no final da tarde da segunda-feira, 23 de maio, causando muita revolta entre empresários patrocinadores do Centro da Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). A indignação foi tanta que a entidade precisou cancelar o evento que seria realizado no espaço do Centro Empresarial Bento Gonçalves.
Com o cancelamento, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Bento Gonçalves, resolveu assumir o evento, considerando a importância da autoridade máxima do Supremo Tribunal Federal vir ao município. Mesmo assim, os simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro subiram o tom de ameaças e, nas redes sociais, vários anúncios de emboscada ao ministro foram sugeridos. Em uma das postagens, foi sugerido que Luiz Fux fosse corrido do Rio Grande do Sul.
Diante de tantas ameaças, a parte de segurança dos ministros do STF aconselhou que a palestra de Luiz Fux fosse cancelada, a fim de evitar um incidente mais grave envolvendo o ministro.