A Associação Garibaldi de Esportes (AGE) apresentou oficialmente, na segunda-feira (23), o elenco que vai disputar a Terceirona Gaúcha de 2022. Em evento realizado no Centro da Indústria e Comércio (CIC), em Garibaldi, a direção do clube deu início aos trabalhos de pré-temporada. Ao todo, cerca de 50 atletas se apresentaram, os quais grande parte ainda busca uma vaga no time para defender as cores do Garibaldi na temporada.
O elenco da equipe garibaldense, que será comandado pelo técnico Pedro Iarley, ídolo do Internacional, ainda está em formação. Até a próxima sexta-feira (27), a comissão técnica deverá divulgar em definitivo o grupo que vai disputar a competição estadual. Posteriormente, o clube deve reforçar o elenco com o acréscimo de jogadores experientes em posições que possam apresentar carências ao longo da pré-temporada.
O grupo deverá contar com diversos atletas oriundos da base do clube, os quais serão promovidos para disputar as competições profissionais na temporada. Assim como nas edições passadas, a Terceirona Gaúcha terá o limite de idade de 23 anos, com apenas oito vagas para a contratação de jogadores acima desta idade.
“Eles estão buscando o seu lugar, e nós já temos uma experiência de trabalhar com o jovem. Eles precisam se dedicar ao máximo, porque é uma oportunidade, é uma vitrine para eles. E a Terceirona, para nós, é um início de trabalho, e vai servir tanto para eles como para nós implantarmos essa nova forma de jogar aqui no Garibaldi”, explica Iarley.
Conforme o técnico do clube, o Garibaldi está buscando aprimorar a sua estrutura para fornecer o melhor ambiente de trabalho para desenvolver o futebol dentro das quatro linhas. “Praticamente estamos iniciando do zero, e estamos tentando estruturar o clube, porque faz anos que o Garibaldi não participa desta competição. Vamos ter 30 dias de pré-temporada, o que é um tempo considerado bom para iniciarmos, agora, as avaliações, parte médica, física e, aos poucos, começarmos a colocar um pouco da parte técnica e tática observando os jogadores”, pondera o comandante do clube.
Até o início da Terceirona Gaúcha, o Garibaldi deverá reforçar o seu grupo de atletas com a vinda de jogadores experientes. No grupo atual, o clube já conta com atletas com idade superior ao limite da competição estadual, os quais vão agregar experiência e qualidade ao plantel.
Na comissão técnica, além do treinador Pedro Iarley, estarão à frente do elenco o auxiliar técnico Wilson Souza, que possui vasta experiência na base do Internacional, e o preparador físico Marcos Paulo Tavares, que trabalhou no Novo Hamburgo no Gauchão de 2022.
A terceira divisão do futebol gaúcho inicia no dia 26 de junho. O Garibaldi está no grupo B, ao lado do Gramadense, Igrejinha e Marau. Com jogos em turno e returno, as equipes se enfrentam dentro de seus respectivos grupos. Classificam-se as duas melhores equipes de cada chave. Às quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta.