Uma reviravolta fez com que a palestra do ministro do STF, Luiz Fux, que tinha sido cancelada pelo CIC-BG, fosse confirmada algumas horas depois. A Subseção da OAB em Bento Gonçalves encampou o projeto e irá assumir a responsabilidade pela palestra de Fux na Capital do Vinho. A data do dia 3 de junho, às 19h30min, foi mantida e agora o evento será realizado para um seleto público de 150 pessoas.
De acordo com o presidente da Subseção da OAB, o advogado Rodrigo Terra de Souza, era inadmissível que a comunidade perdesse a oportunidade de ouvir o ministro do STF, Luiz Fux, falando sobre um tema tão relevante para todos como o do Risco Brasil e a Segurança Jurídica. "Estamos fazendo isso pela comunidade e para a comunidade. O processo democrático não pode ser polarizado da forma que está. Nunca teremos uma chance como essa de questionar o ministro frente a frente em nossa cidade", destacou o presidente.
Os ingressos serão concorridos, pois apenas 150 pessoas poderão assistir ao evento. O valor do ingresso será R$ 50,00. O presidente da OAB pretende falar com os órgãos de segurança da cidade para garantir o máximo de segurança ao ministro, enquanto ele estiver na cidade.
Nas redes sociais, simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro ameaçam "correr o ministro do Rio Grande do Sul".