Cerca de três mil pessoas voltaram a celebrar a cultura da imigração típica italiana, no Festival Colonial de Garibaldi nos Pavilhões da Fenachamp. A 34ª edição do evento ocorreu no sábado, 21, e no domingo, 22, com farta gastronomia e atrações culturais que garantiram a alegria do público.
O aniversário de 51 anos da Associação de Veteranos (AVG) foi celebrado no sábado, durante a abertura do evento. O presidente da Associação e um dos homenageados, Alvino Debiasi, lembra que a AVG surgiu para manter a união entre avós, filhos e netos e que a comunidade garibaldense sempre encarou o trabalho voluntário dos Veteranos com muito carinho. “Foi uma alegria celebrar o aniversário da Associação no dia em que voltamos a realizar o Festival, depois de dois anos de pandemia. Esta edição foi uma das melhores que presenciamos, o público estava feliz e confiante na credibilidade que a Associação construiu ao longo dos anos. Sem dúvida, mais um evento de sucesso para Garibaldi,” analisa.
Além do farto cardápio do Festival, esta edição teve a presença das vinícolas Vaccaro, Santa Bárbara e Cave Darci Locatelli e o artesanato típico local, como a dressa (trança em palha de trigo), foi comercializado ao lado de produtos coloniais, com o apoio da Emater. A programação artística teve a participação do Grupo Sexta-Feira Alegre e da Banda Cavatappi, que alegrou o público com um repertório clássico e folclórico.
O Festival é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG). O evento conta com o das secretarias de Agricultura e Pecuária, Obras, Segurança e Mobilidade Urbana e da Emater/RS – Ascar.