Para os amantes da gastronomia, não é novidade que um tempero especial é capaz de transformar o sabor de um prato. Hortelã, alecrim, salsa, coentro e outras ervas são populares nas hortas caseiras (aliás, nós já demos dicas para o cultivo desses alimentos em casa!) Mas, você já pensou em experimentar o manjericão roxo?
Por ser mais suave e com sabor mais ameno em comparação ao manjericão verde, a planta não é utilizada com muita frequência em pratos quentes. Segundo a médica nutróloga Ana Luísa Vilela, o consumo do manjericão roxo melhora o sistema imunológico. “Ele também tem efeito antioxidante, diurético e é benéfico para o sistema digestivo”, diz.
Ana Luísa sugere o uso das folhas para o preparo de chás: “É só adicioná-las em água fervida e abafar o recipiente com uma tampa por 10 minutos”, ensina. Se você preferir, também pode colocar o manjericão roxo em preparações frias, como saladas, por exemplo. Além disso, ele pode incrementar a decoração de pratos diferenciados.
Como plantar em casa?
O manjericão roxo, também conhecido como basilicão vermelho, pode ser cultivado em casa, desde que o local escolhido receba pelo menos quatro horas de sol diárias. “Se a planta estiver exposta ao sol pelo tempo indicado, não há nenhuma contraindicação ao seu cultivo. Também é importante que o tamanho do vaso seja proporcional à altura da planta, que pode crescer aproximadamente um metro”, explica a engenheira agrônoma Bruna Rohrig, mestre em Fitossanidade pela Universidade Federal de Pelotas e doutoranda em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Para prolongar a vida útil do seu manjericão, além dos cuidados essenciais em relação às regas, incidência solar, plantio e adubações, é recomendado que sejam realizadas podas das hastes florais da planta, sempre que elas surgirem.
Mín. 14° Máx. 25°