Que a gastronomia da Serra Gaúcha é uma das melhores todos os que moram na região já sabem. Porém, agora, três restaurantes das cidades de Garibaldi e Pinto Bandeira estão entre os 100 melhores do Brasil. Eles entraram na seleta lista do primeiro ranking montado pela Revista Exame Casual.
Para a primeira eleição dos 100 melhores restaurantes do Brasil, o critério adotado foi a consulta a um júri formado por 60 renomados críticos e influenciadores da alegre arte de comer e beber. Cada especialista apontou 10 restaurantes de sua preferência, sem ordem de importância. Foram premiados os estabelecimentos que conseguiram sobreviver a dois anos desafiadores de pandemia, que apostam no uso de ingredientes de boa procedência e na criatividade da cozinha e, principalmente, que conseguem oferecer uma experiência única a uma clientela cada vez mais exigente.
Entre os premiados está o Valle Rústico, de Garibaldi, comandado pelo chef Rodrigo Belora. O restaurante segue o conceito do slow food. Praticamente todos os ingredientes servidos vêm da própria horta do lugar ou de produtores da região - todos orgânicos, é claro. O menu degustação da casa tem oito etapas e pode servir de vegetais assados a cogumelos porcini.
Outro representante da cidade de Garibaldi é o Osteria della Colombina, da chef Odete Bettú Lazzari. Ela leva ao restaurante receitas que aprendeu na infância. São pratos que lembram os grandes almoços em família, aqueles com comidas típicas dos imigrantes italianos: sopa de capeletti, carne lessa, nhoque, galinha com tomate e por aí vai.
De Pinto Bandeira para o Brasil brilhou o Colheita Boutique Sazonal. O restaurante de Giordano Tarso busca a essência da gastronomia de raiz. O local oferece menu com ingredientes orgânicos e sazonais, utilizando métodos de cocção primitivos. O menu degustação pode ter até seis etapas.