A Depressão é o principal transtorno psiquiátrico diagnosticado atualmente, que atinge mais de 60% da população. A Depressão é classificada como leve, moderada ou grave, com ou sem sintomas psicóticos (alucinações); não possui um motivo aparente desencadeante, os sinais e sintomas são pouco percebidos pelos pacientes, iniciando com crises de ansiedade, choro fácil, isolamento social, insônia, inapetência, desânimo generalizado, pode haver a ideação suicida, com ou sem a tentativa, se houver tentativa de suicídio torna-se uma emergência médica.Estes sintomas em sua maioria são percebidos por pessoas do convívio do paciente, seus familiares amigos ou colegas de trabalho. Muitos pacientes apresentam certa resistência em procurar ajuda, ou preconceito em consultar o médico psiquiatra, em sua maioria chegam na consulta por orientação ou encaminhamento de outros especialistas, o que retarda o tratamento e a prevenção adequados, estendendo o sofrimento psíquico.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!!
O tratamento de modo geral são com antidepressivos e ansiolíticos associados no início da terapêutica, o acompanhamento psiquiátrico é crucial, o diagnóstico precoce previne complicações, diminui o sofrimento do paciente e também o seu bem estar no convívio social e familiar. O tratamento medicamentoso deverá ser feito de 6 meses há um ano em média, em casos graves leva-se mais tempo, e na sua maioria o uso será para sempre.
A escolha do antidepressivo deve ser feito mediante os sintomas e efeitos colaterais das medicações, pois todas elas apresentam algum tipo de efeito colateral, o uso de remédios para Depressão é metade do tratamento, sendo assim, é de extrema importância o acompanhamento psicológico, para realização da terapia psicodinâmica.
A Depressão em crianças e adolescentes também é comum, e passa desapercebidas pelos pais, por isso devem permanecer alertas aos sinais e sintomas descritos anteriormente, em adolescentes é muito comum a automutilação como fuga dos sintomas depressivos.
A Depressão não tem cura mas tem tratamento, em caso de dúvida consulte o médico psiquiatra o quanto antes.
Leandro Machado
Médico Clinico Geral e Psiquiatra
Policlínica Popular Bento Gonçalves
Saldanha Marinho - 435 Galeria Solar
Ligue (54)3075-0796 ou (54) 99691-4166
Mín. 14° Máx. 25°