Depois de 22 anos, o Nantes voltou a erguer a taça da Copa da França. E um dos protagonistas deste momento histórico para o clube foi o zagueiro bento-gonçalvense Andrei Girotto, que conquistou o seu primeiro título no futebol europeu. Em pleno Stade de France, sob os olhares de 78 mil torcedores, dentre os quais estavam a sua família, o jogador viveu um dos momentos mais importantes de sua carreira.
Com a vitória pelo placar de 1 a 0 diante do Nice, o Nantes faturou a Copa da França e se classificou automaticamente para a Liga Europa 2022/2023. Girotto foi titular na partida e decisivo. No segundo tempo, quando os Canários já estavam com a vantagem no placar, o bento-gonçalvense salvou uma bola praticamente em cima da linha, evitando o gol do time adversário.
A festa do torcedor, que cantou mais alto durante os 90 minutos, foi um show a parte, tanto no Stade de France, com a presença do presidente do país, Emmanuel Macron, como em Nantes. “Esse título e a festa que a torcida fez foram muito emocionantes. Jogar no Stade de France já é um momento especial, e ver nossa torcida em maioria, cantando mais alto e, no final, podermos nos sagrar campeão foi um momento muito importante para mim, para a minha carreira e para o Nantes”, relata Girotto ao Portal NB Notícias.
Em Nantes, os atletas foram recebidos na prefeitura e na praça principal da cidade, cujas ruas foram pintadas de verde e amarelo durante a festa. A chegada aqui em Nantes, a recepção na Prefeitura, na praça principal com a torcida gritando e ovacionando nossos nomes, apoiando e cantando músicas foram momentos que vão ficar na memória”, destaca o zagueiro.
Titular absoluto, com seis gols na temporada e vivendo a sua melhor fase no Nantes, onde atua desde 2017, Girotto conquistou o carinho da torcida e foi um dos pilares do título da Copa da França. “Foi uma grande final mesmo, com muita tensão. Começamos bem o jogo, mas com chances dos dois lados. Conseguimos entrar no segundo tempo obtendo aquele pênalti, que nos deu tranquilidade para, depois, conseguir segurar esse resultado. Todo mundo fez um ótimo trabalho, comissão técnica, jogadores, funcionários, todo mundo trabalhou para que esse momento pudesse se tornar realidade, e fico muito grato por ter feito parte dessa história”, ressalta o bento-gonçalvense.
Com contrato até 2024, Andrei Girotto terá a oportunidade de atual pela primeira vez em uma competição de nível continental no futebol europeu pelo Nantes. Restando somente uma rodada para o término do Campeonato Francês, os Canários ocupam a 9ª colocação com 54 pontos conquistados.
Mín. 13° Máx. 29°