Para quem quer mudar a cara de um cômodo sem precisar necessariamente pintar as paredes, o papel de parede é uma boa saída. Com o passar do tempo, os papéis de parede evoluíram e, hoje há opções adesivas que facilitam a aplicação e até os com superfície vinílica, que dão um toque diferente e ainda simplificam as coisas na hora de limpar.
E não é só o material e a forma de aplicar o papel de parede que variam; também é possível encontrar opções com relevo e que imitam, por exemplo, paredes de tijolos ou pedras. As variações são tantas que, para quem quer renovar o visual de um ambiente, não é preciso usá-los necessariamente para decorar paredes. Confira dicas criativas e inusitadas de decorar a casa usando papéis de parede:
VOCÊ JÁ SE INSCREVEU NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE?
Em quadro
Esta é uma boa opção para quem quer dar uma nova cara a um cômodo, mas tem medo de ousar demais e se arrepender. Em vez de aplicar o papel de parede diretamente nas superfícies, é possível emoldurar pedaços dele, transformando-o em um ou vários quadros. A peça pode ser grande, pequena, quadrada, retangular, em formato de círculo e até ser mais de uma, formando uma espécie de painel dividido em partes.
No teto
Fugir dos típicos tons claros e neutros na hora de pintar o teto de um cômodo dá um visual “diferentão” a ele, ainda mais se você usar um papel de parede estampado para fazer isso. Porém, é importante lembrar que tons muito escuros ou vibrantes podem fazer parecer que o teto é mais baixo do que realmente é, então é necessário avaliar com cuidado o cômodo antes de escolher a cor ou a estampa.
Em lareiras
Quando se pensa em lareiras, é comum associar a imagem delas com pedras, tijolos e até a “molduras” mais rebuscadas feitas de gesso ou concreto, mas, com papéis de parede, é possível simplificar a textura e ousar nas cores ou até complementar uma moldura mais simples. As lareiras das fotos, por exemplo, seriam apenas um vão na parede se não houvesse as estampas para destaca-las do restante da sala.
Nos móveis
Quer renovar um móvel de forma simples, rápida e bem personalizada? Papel de parede nele! Há diversas formas de utilizar esse material para dar uma nova cara ao tampo de uma mesa, a estantes e até a um gaveteiro. Você pode, por exemplo, aplicá-lo no interior ou nas laterais externas de uma gaveta, combinando a estampa deles com a cor do restante do móvel. Em móveis desse tipo, também é possível aplicar tiras do papel de parede escolhido na frente das gavetas.
Outra ideia bacana é aplicar o material nos vãos de uma estante ou de um nicho nas paredes, dando um toque colorido ao cômodo. Além disso, há ainda a possibilidade de decorar as portas de um armário os da cozinha, por exemplo aplicando o papel apenas em algumas partes delas.
Nas portas
Assim como em móveis, usar papéis de parede para decorar portas é uma boa ideia para renová-las e até esconder partes desgastadas. Em portas de quartos, por exemplo, o material pode ser utilizado para dar personalidade a quem vive ali, tornando-se uma ótima forma de cativar os pequenos.
Nas escadas
Outra forma bastante inusitada de utilizar papéis de parede para dar uma cara nova à casa é aplicá-lo em escadas. Para isso, basta escolher a estampa, cortar o material no tamanho exato para aplicar pequenos retângulos na parte da frente dos degraus. Também é possível conseguir o mesmo efeito com adesivos de parede, sobretudo aqueles que imitam azulejos.
Na cabeceira da cama
Se você tem uma cama sem cabeceira e tem vontade de dar um acabamento à ela, saiba que o papel de parede também pode ser utilizado para isso – e de diversas formas diferentes. Você pode, por exemplo, instalar uma moldura acima do local onde ela se encontra com a parte superior na cama, preenchendo-a com o papel ou adesivo que escolher. Outra forma é aplicar uma faixa de papel de parede que ocupe a largura da cama e vá até o teto
Em interruptores de luz
Se a ideia é acrescentar apenas alguns detalhes mais coloridos a um ambiente, uma dica interessante é escolher um papel de parede que combine com o restante da decoração, remover os interruptores e personalizá-los usando pequenos pedaços do material que cubram a superfície inteira. Em seguida, basta instalar os interruptores de volta em seu devido lugar, dando um toque colorido e delicado ao local.
Mín. 15° Máx. 18°