Já estamos no mês de maio e ainda faltam professores em várias escolas municipais de Bento Gonçalves. A situação não prejudica apenas os alunos, mas também os educadores e funcionários das escolas, que ficam sobrecarregados tendo que ministrar aulas que não são de suas áreas.
A reportagem do NB Notícias recebeu várias denúncias de pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Tancredo Neves de Almeida. “Falta professor de Inglês há quase um ano e também um professor da disciplina de História. A professora que deveria dar reforço está em sala de aula para “tapar os buracos”, além do professor de Educação Física que está ministrando as aulas de Ensino Religioso e por aí vai,” relata uma das mães.
Outro pai reclamou da falta de consideração do poder público. “Já conversamos várias vezes com a Secretaria Municipal de Educação, mas até agora nada foi resolvido. Não sabemos mais o que fazer para tentar solucionar essa questão, então decidimos expor para todos pra ver se fazem alguma coisa,” explica o pai de um aluno.
De acordo com a Secretaria Municipal de Edcuação, já está sendo realizado o chamamento dos professores faltantes. “Na escola Tancredo, está faltando o professor de inglês, pois o profissional foi convocado, mas não assumiu a vaga e já estamos chamando o próximo. O educador da disciplina de História já está realizando os exames admissionais e deve começar a dar aulas nas próximas semanas”, informa a Smed.
O pai de um aluno denunciou que outra escola também está sofrendo com escassez de funcionários. “Estamos sabendo que na Escola Municipal Infantil Recanto Alviazul, no bairro São João, não há auxiliares suficientes para a demanda”, realotu ele. Contudo, a SMED alega que um profissional já está no processo de admissão e deve suprir a necessidade da escola nos próximos dias.
Questionada sobre a situação das outras escolas municipais, a SMED relatou que o déficit também existe em outras instituições de ensino. “No momento carecemos de quatro professores (de inglês e português), mas a secretaria já está realizando o chamamento e, enquanto não vem os novos, o conteúdo é dado da mesma forma pelos substitutos”, informa a secretaria.
Escolas estaduais de Bento Gonçalves estão com todos os professores
Conversamos com o coordenador da 16ª CRE de Bento Gonçalves, Alexandre Misturini, e ele confirmou que o quadro de professores do Estado está completo. “Estávamos com falta de educadores na Neejacp Metamorfose do Sonho a Realidade, no bairro Cohab II, na escola estadual do bairro Conceição e na escola Nossa Senhora da Salette, no bairro Barracão, mas nesta semana os candidatos foram chamados e irão assumir as vagas que estavam abertas,” afirmou.
Na questão dos auxiliares, Alexandre diz que não falta funcionários, porém não há quantidade necessária. “Nenhuma das escolas está sem merendeiras ou faxineiras, mas em alguns casos não há o número necessário, por exemplo, em locais que precisaria quatro pessoas, está com duas. Temos muita dificuldade de encontrar pessoas que aceitem os trabalhos,” relatou.